Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Xerloque estava inquieto. A sociedade soçobrava perante loucuras muitas, e adensava-se o mistério do açambarcamento de papel higiénico.

Maidiar Uatsom, médico amigo de Polmes, aventou tratar-se de xinfrineura colectiva que provocaria diarreias cerebrais e não apenas, mas Xerloque descartou a hipótese, Repare, Maidiar, que os enjoos que os seus xinfrineuróticos provocam não se devem a maus cheiros

Com tal elementar raciocínio, Uatsom remeteu-se ao silêncio e Xerloque continuou a pensar e a investigar, calcorreando andrajoso os becos de surrealismo que caracterizavam agora a cidade. E foi assim que descobriu o porquê de tal corrida ao ouro celulósico: alguém havia difundido que, na falta de máscaras, se usasse papel higiénico. Só pode ser obra do Morriarte, o tenebroso CEO da Renovada, pensou Polmes, ralado.

E percebeu que as reservas de tudo o resto perigavam, pois a Renovada, empresa e marca de papel jajeco, perante tanta procura e sob orientação do sinistro mestre da contra-cultura, preparava já uma OPA higiénica a todos os espaços e negócios sub-aproveitados que pudesse, desde tapas a televisões descofinadas. 

Com o violino às costas e cheio de energia branca, Xerloque gritou por Maidiar, pois era urgente ir tocar para outra freguesia, nomeadamente para fugir da Celgbt+ e acantonar perto da sede dos produtores de algodão liofilizado ou desnatado ou lá o que era, Venha rápido, Maidiar, você é que sabe o nome técnico dessas coisas!

E isto porque, para travar Morriarte e salvar o conforto de muitos incautos, urgia contra-atacar com uma alternativa eficaz: máscaras caseiras de algodão.

E assim explicou Polmes, ralado, a uma audiência de incrédulos embaladores de algodão desidrogenado ou desidratado, Hidrófilo, disse Uatsom sem ruído, isso, Maidiar! e Xerloque continuou, Os maços de algodão acumulam-se, vós tendes perdas e, acima de tudo, urge travar este ataque à retaguarda! Mas como?, interrogaram os produtores,  ansiosos e interessados em qualquer proposta de salvação do lucro do trimestre. Apelemos ao uso do algodão! Mais barato, ocupa menos volume e terá a mesma eficácia que as máscaras de papel higiénico! E os produtores aplaudiram, e Uatsom, eufónico, gritou, Já percebi! Colocando uma bolinha em cada narina e uma bolinha em cada ouvido, protegem as mucosas e poupam material. Genial! Xerloque sorriu e respondeu, É quase isso, Maidiar, é quase isso! Mas para fazer frente ao Morriarte há que ser artista e vender muito! Além disso, é essencial proteger a boca. Assim, bolinhas no nariz e ouvidos e o resto do maço na boca. E todos os vendedores compraram a ideia, e a guerra à contra-cultura começou.

Apenas Uatsom não estava inteiramente satisfeito. O seu senso de justiça dizia-lhe que o algodão na boca não seria seguro e que trocar uma inutilidade por outra não estaria correcto, e isso mesmo comentou com Xerloque ao chegarem a casa. Mas, Maidiar, não se trata de substituir inutilidade por inutilidade, antes de vender excelentes filtros! Lembre-se que o algodão não engana: se os tolos o usarem, pelo menos nem entra palermice nem sai disparate.

 

Adenda importante: este postal não tentou, não pretende e recusa qualquer atribuição de responsabilidades, por esta anómala procura de papel higiénico, a outros que não os irresponsáveis que divulgam patranhas e os receosos crédulos sem espírito cívico que as acatam.

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 16:48

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



9 comentários

Imagem de perfil

De Sarin a 14.03.2020 às 22:51

Apenas não se vende bom senso, e é uma pena... :(
Bom fim-de-semana :)

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D