Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Um novo discurso, a mesma dúvida

por Sarin, em 18.03.20

marcelo.jpg

 

Ouvi o Presidente da República declarar o Estado de Emergência.

Está declarado, o Governo fará uso das medidas adequadas em cada momento, pois esta declaração visa, disse o Presidente, facilitar os instrumentos necessários para que o Governo possa agir rapidamente. Que os exemplos daqueles que lidam com a COVID19 há mais tempo permitam eliminar etapas, se necessário - e, para isso, havia que tomar esta atitude, disse.

Até aqui, acompanho e concordo. Há pormenores e pormaiores a discutir sobre esta concordância, e continuará a haver - ficam para outros postais.

 

Mas não percebo de onde saiu aquele, e tento citar de memória, "Portugal existia antes de muitos desses países existirem, continuará a existir depois de esses países desaparecerem"*.

Não percebo de onde saiu, não percebo porque saiu e não percebo porquê agora. Já em Goa lhe tinha saído um, para mim, afrontoso "Goa é uma das riquezas que a Índia recebeu de Portugal". E agora esta. Mas agora? Não chegam os discursos nacionalistas de Trump, Órban e outros, agora também Marcelo com um discurso nacionalista e premonitório de desagragegações, anexações - ou talvez cataclismos? Numa altura em que as raias devem ser guardadas mas os esforços devem ser conjuntos e ultrapassar todas, mas todas as fronteiras?

Não percebo. Não gostei. Não me revejo nesta parte de um discurso que foi, em tudo o mais e numa primeira leitura, um sublinhar do alinhamento das forças políticas e de gestão nesta luta contra a COVID19. Um apelo à calma e à confiança.

E depois, isto...

 

 

* não consegui encontrar, ainda, um vídeo do discurso. admito que em vez de "desaparecerem", tenha usado outro vocábulo. mas a ideia era a mesma. se não era, a leitura foi.

 

imagem recolhida em Notícias ao Minuto

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 22:00

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



14 comentários

Imagem de perfil

De Eduardo Louro a 19.03.2020 às 11:50

Foi isso exactamente que disse. E como dizes não é novidade no seu discurso. Esse é o lado do seu populismo que tem estado mais escondido, a que agora passa a recorrer por duas razões principais:
porque foi completamente "trucidado" pelo primeiro ministro no que respeita a sentido de estado e de responsabilidade; e porque o André Ventura anda a dizer que vem aí a segunda volta mais emocionante de sempre (é isto, não é?). 
Imagem de perfil

De Sarin a 19.03.2020 às 11:55

É isto, sim. Apenas não sabia se tinha ouvido bem o nacionalismozinho bacoco... que sempre lá esteve, mas bem disfarçado.
Já agora, também estou em campanha: vota Cristina Ferreira! :D Pelo menos, tem o benefício da dúvida, coisa que os outros dois astros da rádio, tv e disco não têm!
Imagem de perfil

De José da Xã a 20.03.2020 às 11:04

Há muito que o Celito tende a fugir para um certo nacionalismo bacoco.
Nunca gostei dele e não é agora que vou gostar.
Lembro-me bem daquela célebre frase em que dizia que "nem que Jesus desça jamais serei lider do PSD" .
E depois foi o que se viu...
Isto está muito pior do que dizem. Mas põe pior nisso.
Imagem de perfil

De Sarin a 20.03.2020 às 15:51

Sim, mas supunha-o mais avisado, mais atento ao que se passa. Afinal, apenas atenta na cadeira.


Está, sim. E ainda vai ficar mais. Que estejamos prontos a refazer fortes os fios que, frágeis, se quebram agora, e que não abdiquemos de manter o tecido da nossa ainda democracia. E a farmácia que tem sempre tudo (tens laços em Minde, saberás de qual falo), está sem um medicamento assim a modos que fundamental para esta que te fala. Ainda bem que a Primavera chega chuvosa ;))
Imagem de perfil

De José da Xã a 20.03.2020 às 15:57

Se sei!
Imagem de perfil

De /i. a 21.03.2020 às 12:52

Ó querida... Não pode renegar as origens! O Tio Celito sempre foi muito isto. Mas, eu não gosto dele... Por isso não vou destilar o meu fel na tua catita casa (com tanta luz) 
Imagem de perfil

De Sarin a 21.03.2020 às 13:03

Tu destila, /i., tu destila que o Celito precisa de levar na cabeça! Estava-me em terceiro pior e já me vai em quarto... mas pior que a Múmia não consegue, portanto que arrebite!
Imagem de perfil

De Sarin a 21.03.2020 às 14:54

Corrijo, que a ordem saiu-me ao contrário: o Celito já vai em segundo pior, quarto melhor.
Imagem de perfil

De /i. a 21.03.2020 às 21:32

A múmia, ou seja,  o Cavaco Silva é outro que desprestigiou p cargo (escrevi a minha opinião sobre ele em 2016). 
O Tio Celito quer um lugar de honra na história... E vai conseguir, porque as pessoas não têm espírito critico e não lêem história, não interpretam factos. São desmemoriadas. Por isso, que não há renovação política e e aceitam a heritariedade dos peões que os políticos actuais vão infiltrando no funcionalismo público.
O Cavaco Silva é prova disso. O Marcelo com o passado Ee companhias duvidosas que tem é prova disso. Todos temos passado, mas há quem tenha um melhorpassado do que outros.
Imagem de perfil

De Sarin a 21.03.2020 às 21:44

É o chamado bem passado ;)


Viste hoje, Sua Martelitude a dizer que irá "chamar Centeno para o convencer a ficar"? Que é isto, já a correr atrás do título de Pai de Todos, Salvador da Pátria, quiçá Escolhido?
Pois se ainda ninguém disse ir sair, e duvido que qualquer ministro saia neste momento que não por motivo de força maior, neste ou noutro país; que raio quer o Celito, se não propaganda?
E o tonto do Bernardo Ferrão a dizer que Marcelo "convenceu António Costa a aceitar o Estado de Emergência"... por isso é que a SIC foi buscar a Cristina Ferreira, caso contrário as próximas presidenciais seriam SIC contra CM contra TVI ;))
Imagem de perfil

De /i. a 21.03.2020 às 22:25

O Centeno vai ser o próximo governador do Banco de Portugal. E claro que não  vai sair agora... o Marcelo anda a correr atrás do prejuízo... ridiculo. Porém mais ridículo é o trabalho desse Bernardo Ferrão que é tão primário, ele lá tem estatuto para comentar política?, que facilita a limpeza de imagem do tio Celito. Uns puxam para o celito outros para o Costa, como se viu o irmão Costa a escrever um artigo opinião a meter medo que as pessoas não têm noção do que seria Portugal entrar em Estado de Emergência. 
Imagem de perfil

De Sarin a 21.03.2020 às 22:37

Não li. Mas talvez concorde, e tiveste ontem dois exemplos só das forças de segurança: numa freguesia de S. Miguel os da PSP entram com sirenes e luzes, e mandam não sair de casa difundindo falsas informações, na Portela o SEF bloqueia brasileiros que a seguir têm salvo-conduto do MAI. Imagina o país submetido a tais vontades... um destes dias falaremos da força excessiva, e outras coisas assim doces, para depois passarmos para a economia e a especulação.
Estado de emergência comme il faut? Só se nacionalizarmos a energia, a banca, os transportes e as telecomunicações
Imagem de perfil

De /i. a 22.03.2020 às 01:25

É isso que chateia. Então só agora o Costa decidiu criar o gabinete de crise. Há medidas avulsos e depois criam desorganização, confusão nas hierarquias. Não há planos A quanto mais planos bem. Não sabem quem realmente manda, a quem pedir informações. Atropelam-se uns aos outros. Depois copiam procedimentos da Espanha, Itália. Um PSP em Guimarães a ser agressivo e mal-educado com uma senhora idosa. Ora não  é assim que convence a senhora a ir para casa e aliás a senhora pode sair à rua para fazer um pequeno passeio perto de casa... Depois lá está aquilo que tantas vezes falamos aqui: não sabem ler de forma a interpretar os comunicados, os decretos que vão saíndo em cadadupa.
O Estado de Emergência que o tio celito queria era muito parecido ao que está a ser aplicado em Espanha. 
É uma cópia. Só que o Sanchez sabe expressar-se melhor.... E o tio celito não quer levar com um processo por existir medidas restritivas que não podem ser aplicadas no estado de alerta. Aliás, em ovar foi decretado o estado de calamidade, porém não podia
 aplicar aquela medida de confinamento: ninguém entra, ninguém sai. 
Imagem de perfil

De Sarin a 26.03.2020 às 18:47

Esta é uma das lições que espero que os portugueses não esqueçam! A política é como a economia- diz respeito a todos!


O Marcelo... por mim, aguardo os candidatos para fazer campanha activa por uma alternativa. Já faço, mas preciso de uma alternativa credível - a Cristina Ferreira, se mais ninguém :D :D :D

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D