Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Sobre nomeações em comentários

Propostas para ultrapassar alguns problemas que interferem com a funcionalidade

por Sarin, em 11.06.20

Já repararam certamente que a Equipa do SAPO disponibilizou uma nova funcionalidade, as nomeações - e se não repararam é uma pena, porque é muito interessante.

Essencialmente, permite citar ou convocar bloguistas através dos comentários, alterando a dinâmica nos blogues por permitir alargar o debate aos ausentes. Mas como assenta no endereço do blogue, parece-me ter associado um não tão pequenito problema. Que não é da funcionalidade, mas dos utilizadores. Ou melhor, da forma como criamos os blogues... tentarei explicar-me.

A nomeação faz-se através do endereço do blogue, @endereçodoblogue. E tem toda a lógica, pois este é único e exclusivo - tanto o nome do blogue como o nome do autor podem ser alterados quando e como desejado, e os nomes nisto usados não têm qualquer carácter de exclusividade, daí que haja tantas Marias no charco.

Não sei como costumam gerir os contactos aqui pela blogosfera, mas eu atento no nome dos autores (e respectiva imagem, para distinguir entre homónimos) e no nome dos blogues; reparo no endereço, velho hábito de segurança, mas não o fixo. Ainda assim, apercebi-me que grande parte dos blogues tem nomes distintos dos endereços.

Porque desconheço a maioria dos endereços dos blogues que acompanho, para nomear autores terei de ir ao blogue e copiar a parte do endereço que está entre o https:// e o .blogs.sapo.pt Se assim não for, arrisco-me a nomear o autor errado - além do binómio nome/endereço, há muitos blogues com endereços semelhantes, alguns dos quais diferindo apenas numa letrinha... sim, o risco de as nomeações imitarem a distribuição dos CTT não é pequeno.

Por outro lado, quem tem vários blogues pode ser nomeado usando qualquer um - se para quem nomeia é indiferente, pois apenas quer alertar o autor, para o nomeado é, e falo por mim, um pouco mais caótico, já que pode ser alertado através de qualquer dos blogues [tanto quanto sei, não há alertas por email para tais notificações]. Notificações dispersas acabam por alterar a sequência de conhecimento e resposta às solicitações externas, o que poderá tornar-se difícil ou desagradável de gerir.

E ainda há autores que apenas escrevem em blogues colectivos e cujo blogue primário está escondido, o que torna impossível a sua nomeação! O que não é mau caso não queiram ser solicitados, mas será lamentável se a ausência resultar do esquecimento deste pormenor.

Como gosto da ferramenta de nomeação e lhe encontro muita utilidade, gostaria de contornar estes óbices. Haverá outras soluções, certamente; mas, não as conhecendo, resta-me propor as que me ocorreram. 

1. Criar um blogue usando o nosso nome. Há o tal problema das muitas marias na terra, não é? Podemos usar um outro nome pelo qual queiramos ser nomeados, ou acrescentar um nome ao que já temos - o que interessa é que se torne fácil de identificar, se torne único.

Ou, em vez de criar um novo blogue que apenas terá esta função e sobrecarregará a plataforma, recuperemos e alteremos o blogue primário ou outro - mudar o endereço aos blogues é desagradável se houver publicações, pois quebra eventuais ligações; em blogues inactivos é indolor.

2. Coloquemos este nome na  página de perfil, usando o formato @nomedoblogue.

Podemos fazê-lo de várias formas, mas as mais imediatas talvez sejam tornando o blogue visível (não escondido) ou usando um dos campos "outras informações", ambas via gestão de perfil.

3. Usemos as nomeações para dinamizarmos os debates, para alertarmos para um postal ou conversa, para dizermos "estou num blogue terceiro e lembrei-me de ti", para o que a imaginação ditar.

E respeitemos o direito de não reacção, tão importante como o direito de resposta.

 

Claro que quem tem os nomes dos blogues coincidentes com os endereços não terá problemas de maior, e nem todos verão inconveniente em ser nomeado via qualquer um dos 10 blogues que possui; este postal é uma avaliação minha destes cerca de 20 dias que a funcionalidade tem de existência. Como disse antes, os problemas ou dificuldades que detectei nada têm a ver com a funcionalidade, motivo pelo qual não me dirigi especificamente à Equipa e sim à comunidade.

Se tiverem outras soluções, quiserem acrescentar sugestões ou puderem indicar correcções ao que proponho, agradeço que partilhem nos comentários ou noutros postais que publiquem - e para cujo alerta agradeço desde já.

1F92AD4A-3A73-4D20-BDED-549B5C1B34BE.jpeg

O meu blogue primário, escondido e privado pois sem qualquer publicação, estava esquecido nos confins da lista de blogues. Não foi o primário original, e apenas o criei para bloquear o endereço. O que se revelou uma tremenda sorte, pois algumas nomeações teriam ido cair noutra porta ou perder-se-iam em porta nenhuma. Porque o criei para ser primário... e  esqueci. Não me lembrava dele, de todo - até que um resvalar de cursor me desvendou a notificação, qual bandeira decorando blogue devoluto! Foi com surpresa que a vi e é com bem-humorada sinceridade que publicamente agradeço a "preguiça" de quem, poupando na escrita de @sarin-nemlixivianemlimonada, permitiu relembrá-lo e evitar doravante o desperdício de caracteres  

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 08:57

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



30 comentários

Imagem de perfil

De Sarin a 11.06.2020 às 21:22

O teu @sarin só cá chegou porque eu tenho o blogue https://sarin.blogs.sapo.pt
Se não tivesse, não teria chegado cá... como aconteceu com a Maria :)

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D