Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Sobre nomeações em comentários

Propostas para ultrapassar alguns problemas que interferem com a funcionalidade

por Sarin, em 11.06.20

Já repararam certamente que a Equipa do SAPO disponibilizou uma nova funcionalidade, as nomeações - e se não repararam é uma pena, porque é muito interessante.

Essencialmente, permite citar ou convocar bloguistas através dos comentários, alterando a dinâmica nos blogues por permitir alargar o debate aos ausentes. Mas como assenta no endereço do blogue, parece-me ter associado um não tão pequenito problema. Que não é da funcionalidade, mas dos utilizadores. Ou melhor, da forma como criamos os blogues... tentarei explicar-me.

A nomeação faz-se através do endereço do blogue, @endereçodoblogue. E tem toda a lógica, pois este é único e exclusivo - tanto o nome do blogue como o nome do autor podem ser alterados quando e como desejado, e os nomes nisto usados não têm qualquer carácter de exclusividade, daí que haja tantas Marias no charco.

Não sei como costumam gerir os contactos aqui pela blogosfera, mas eu atento no nome dos autores (e respectiva imagem, para distinguir entre homónimos) e no nome dos blogues; reparo no endereço, velho hábito de segurança, mas não o fixo. Ainda assim, apercebi-me que grande parte dos blogues tem nomes distintos dos endereços.

Porque desconheço a maioria dos endereços dos blogues que acompanho, para nomear autores terei de ir ao blogue e copiar a parte do endereço que está entre o https:// e o .blogs.sapo.pt Se assim não for, arrisco-me a nomear o autor errado - além do binómio nome/endereço, há muitos blogues com endereços semelhantes, alguns dos quais diferindo apenas numa letrinha... sim, o risco de as nomeações imitarem a distribuição dos CTT não é pequeno.

Por outro lado, quem tem vários blogues pode ser nomeado usando qualquer um - se para quem nomeia é indiferente, pois apenas quer alertar o autor, para o nomeado é, e falo por mim, um pouco mais caótico, já que pode ser alertado através de qualquer dos blogues [tanto quanto sei, não há alertas por email para tais notificações]. Notificações dispersas acabam por alterar a sequência de conhecimento e resposta às solicitações externas, o que poderá tornar-se difícil ou desagradável de gerir.

E ainda há autores que apenas escrevem em blogues colectivos e cujo blogue primário está escondido, o que torna impossível a sua nomeação! O que não é mau caso não queiram ser solicitados, mas será lamentável se a ausência resultar do esquecimento deste pormenor.

Como gosto da ferramenta de nomeação e lhe encontro muita utilidade, gostaria de contornar estes óbices. Haverá outras soluções, certamente; mas, não as conhecendo, resta-me propor as que me ocorreram. 

1. Criar um blogue usando o nosso nome. Há o tal problema das muitas marias na terra, não é? Podemos usar um outro nome pelo qual queiramos ser nomeados, ou acrescentar um nome ao que já temos - o que interessa é que se torne fácil de identificar, se torne único.

Ou, em vez de criar um novo blogue que apenas terá esta função e sobrecarregará a plataforma, recuperemos e alteremos o blogue primário ou outro - mudar o endereço aos blogues é desagradável se houver publicações, pois quebra eventuais ligações; em blogues inactivos é indolor.

2. Coloquemos este nome na  página de perfil, usando o formato @nomedoblogue.

Podemos fazê-lo de várias formas, mas as mais imediatas talvez sejam tornando o blogue visível (não escondido) ou usando um dos campos "outras informações", ambas via gestão de perfil.

3. Usemos as nomeações para dinamizarmos os debates, para alertarmos para um postal ou conversa, para dizermos "estou num blogue terceiro e lembrei-me de ti", para o que a imaginação ditar.

E respeitemos o direito de não reacção, tão importante como o direito de resposta.

 

Claro que quem tem os nomes dos blogues coincidentes com os endereços não terá problemas de maior, e nem todos verão inconveniente em ser nomeado via qualquer um dos 10 blogues que possui; este postal é uma avaliação minha destes cerca de 20 dias que a funcionalidade tem de existência. Como disse antes, os problemas ou dificuldades que detectei nada têm a ver com a funcionalidade, motivo pelo qual não me dirigi especificamente à Equipa e sim à comunidade.

Se tiverem outras soluções, quiserem acrescentar sugestões ou puderem indicar correcções ao que proponho, agradeço que partilhem nos comentários ou noutros postais que publiquem - e para cujo alerta agradeço desde já.

1F92AD4A-3A73-4D20-BDED-549B5C1B34BE.jpeg

O meu blogue primário, escondido e privado pois sem qualquer publicação, estava esquecido nos confins da lista de blogues. Não foi o primário original, e apenas o criei para bloquear o endereço. O que se revelou uma tremenda sorte, pois algumas nomeações teriam ido cair noutra porta ou perder-se-iam em porta nenhuma. Porque o criei para ser primário... e  esqueci. Não me lembrava dele, de todo - até que um resvalar de cursor me desvendou a notificação, qual bandeira decorando blogue devoluto! Foi com surpresa que a vi e é com bem-humorada sinceridade que publicamente agradeço a "preguiça" de quem, poupando na escrita de @sarin-nemlixivianemlimonada, permitiu relembrá-lo e evitar doravante o desperdício de caracteres  

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 08:57

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



30 comentários

Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 11.06.2020 às 15:43

Acreditas que nem me tinha apercebido?
Sou mesmo distraída
Pois ... eu que tenho 4 blogues, fica bonito
Obrigada Sara!


Beijinhos
Resto de Feliz Dia
Imagem de perfil

De Sarin a 11.06.2020 às 16:06

Imagina descobrires um postal num blogue novo e quereres que eu o leia; basta escreveres @sarin num comentário e eu serei notificada. Agora imagina teres de escrever o nome completo de qualquer dos meus blogues... será que o Sarin - nem lixívia nem limonada leva traço no endereço? E o Tia! Tia! Tia!, terá pontos de exclamação? E no caso da Isabel, imsilva, cujo blogue Pessoas e coisas da vida tem endereço... imsilva? Ou da Isabel, /i., cujo único blogue é colectivo? :))))
E nomear-te, claro... estamos tão habituadas a tratarmo-nos pelo nome que aqui usamos que a tendência é @luisadesousa :) mas depois lembro-me que é pelo endereço, e faço pim-pam-pum :D e tu que tenhas atenção às notificações em todos ;)))
São questões práticas que talvez não incomodem a maioria, mas gosto tanto da funcionalidade que lamentaria que estas pedrinhas encravassem o mecanismo :)
Beijos, Luísa, um dia feliz
Imagem de perfil

De cheia a 11.06.2020 às 17:27

Obrigado pela chamada de atenção. Já a utilizei.
Feliz feriado!
Imagem de perfil

De Sarin a 11.06.2020 às 18:17

É uma funcionalidade muito interessante, também já usei algumas vezes :)
Beijos, caro José, uma feliz tarde de feriado
Imagem de perfil

De /i. a 11.06.2020 às 18:33

No teu comentário  feito no perspectivas quando te respondi utilizei essa  nova funcionalidade. 


(Fiz o mesmo com a Maria do blogue Mar azul, só que escrevi @+Maria resultado não a chamei a senhora, mas outra Maria. Só para dizer que esse exemplo caricato que dás, aconteceu comigo)


Imagem de perfil

De Sarin a 11.06.2020 às 18:50

E só para dizer que foi a tua preguiça que me lembrou do primário :D:D
Acho que ainda te devo resposta, as notificações andam algo baralhadas, ou talvez seja eu que assim ando :s a verdade é que tenho deixado alguns comentários e nomeações sem resposta mas não propositadamente - responderei, mais tarde do que gostaria mas lá chegarei.
E como raio farei para te nomear?! Vai lá dar outro nome ao primário e divulga, anda... ;)
Imagem de perfil

De /i. a 11.06.2020 às 21:13



Sempre a fazer estragos! 


Acho que o meu o meu id deve ser @/i. 
Imagem de perfil

De Sarin a 11.06.2020 às 21:16

Tens de criar um... é o endereço de um blogue onde sejas única autora.... :)))
Imagem de perfil

De Sarin a 11.06.2020 às 21:22

O teu @sarin só cá chegou porque eu tenho o blogue https://sarin.blogs.sapo.pt
Se não tivesse, não teria chegado cá... como aconteceu com a Maria :)
Imagem de perfil

De Sarin a 11.06.2020 às 18:53

Para responder a um comentário não será tanto necessário, as respostas geram notificação (se activadas, claro) Mas é excelente para chamar pessoal a um blogue, nosso ou de outros.
Imagem de perfil

De /i. a 11.06.2020 às 21:16

Afinal para me chamares  é: 
@i-bxal
Imagem de perfil

De Sarin a 11.06.2020 às 21:27

Isto não é uma resposta. Nas respostas recebes notificação. Desta nomeação só receberás se tiveres um blog com o endereço
https://i-bxal.blogs.sapo.pt 
Ouviste, @i-bxal?!
Vai lá colocar isso na tua página de perfil, sff, que eu amanhã posso esquecer-me !!! :D:D (a sério, coloca)
Imagem de perfil

De HD a 12.06.2020 às 21:28

Já espreitei, mas ainda acho um nadinha confuso ao selecionar... :-s
Sem imagem de perfil

De Não Identificado a 12.06.2020 às 22:25

Confuso?
Basta pegares no endereço, pegares no que está entre a segunda / e o primeiro ponto, espetares-lhe uma arroba antes... e já está!
https://sarin.blogs.sapo.pt (sim, tenho este blogue) dá @sarin
https://sarin-nemlixivianemlimonada.blogs.sapo.pt dá @sarin-nemlixivianemlimonada


https://tiatiatia.blogs.sapo.pt dá @tiatiatia
Imagem de perfil

De Sarin a 12.06.2020 às 22:27

O problema é que sabemos os nomes dos autores e dos blogues, mas o raio do endereço....
Vou testar nomear-te :)
Sem ser numa resposta, claro!
Eu prefiro ser nomeada cf tenho no perfil - @sarin
@sarin-nemlixivianemlimonada é muito comprido ;))
Imagem de perfil

De Sarin a 12.06.2020 às 22:28

Sarin chamando @heterodomestico
Sarin chamando @heterodomestico
Escuto...
Imagem de perfil

De HD a 13.06.2020 às 15:20

Fox Tango xD
Imagem de perfil

De Sarin a 13.06.2020 às 15:30

Foxtrot
Uniforme
Novembro
Charlie
India
Oscar
Novembro
Alfa
!
:)
Imagem de perfil

De João Silva a 13.06.2020 às 16:13

Não estava a par e só te posso agradecer a gentileza de te teres prestado a tão exaustivo e gratificante trabalho explicativo 😉 um bom fim de semana. Beijinhos cá de casa 
Imagem de perfil

De Sarin a 13.06.2020 às 16:19

Sou interesseira, só o fiz por interesse ;)))
Não te esqueças de criar um blogue para o efeito ou de divulgar o @exgordoatualmaratonista
E eu já ia enviando esta nomeação para porta nenhuma, pois o teu actual respeita o AO90 e não tem c atrás do t... vai haver muita nomeação a não chegar ao destinatário, ai vai, vai...


Beijos aí em casa, e boas sestinhas pelo fim-de-semana :)))
Sem imagem de perfil

De Pedro Dinis a 14.06.2020 às 16:56

Ando afastado destas lides há algum tempo, mas acho interessante o conceito.... um pouco à "livrodetrombas" mas vai.
Imagem de perfil

De Sarin a 17.06.2020 às 15:39

É um pouco à isso, sim - mas dinamiza os debates, que é o que nos interessa :)
Temos é que ultrapassar as tais questões relacionadas com os endereços dos blogues :)))
Sem imagem de perfil

De Zé Gato a 14.06.2020 às 16:57

Não sei como apareceu o nome de Pedro... 
Imagem de perfil

De Sarin a 17.06.2020 às 15:43

Quando li, lembrei-do do Pedro e supus ser um seu homónimo.
Talvez os dados estejam gravados e sejam assumidos por defeito...
Imagem de perfil

De José da Xã a 19.06.2020 às 19:27

Acho interessante a iniciativa da SAPO mas queres crer que nunca utilizei...
Agora que me alertaste vou começar a pensar em alterar as minhas notificações.


Bom fim de semana.
(Nem imaginas onde almocei hoje... Supimpamente!)
Imagem de perfil

De Sarin a 19.06.2020 às 19:31

EI! Acabaste oficialmente de gozar as tuas últimas férias!!! :)))))
Onde? Praia? Pinhal? Dunas? Quintal? ;)
Imagem de perfil

De José da Xã a 19.06.2020 às 19:40

Nasinhora...
Almocê na Ericêra.
Sardinhas imagina tu...
Imagem de perfil

De Sarin a 20.06.2020 às 00:36

Não? Não estás oficialmente reformado????


Sardinha de Junho, caramba, e comidas à beira do mar! Desgraçade que vens p'ráqui fazer fosquetas à gente, tu na tens vregonha, ah, migue!
Imagem de perfil

De José da Xã a 20.06.2020 às 01:06

Reformado e mui bem acompanhado.
Passa lá pela pocilga... talvez percebas!
Imagem de perfil

De Sarin a 20.06.2020 às 01:15

Tenho estado em baixo (que muito difere de estar de baixa!), não tenho navegado nem escrito (a sardinha saiu mesmo telegrama via telemóvel...) mas vou já cuscar :)))

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D