Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Sexto resultado prático

Tempos interessantes

por Sarin, em 07.10.19

399EF614-4FE2-43EE-B08B-152938903E58.jpeg

António Costa louvou o PS.

E louvou os partidos da Geringonça. Quer a Geringonça. Mas diz querer ainda mais a Estabilidade.

Com os já 106 deputados precisa apenas de um apoio, e tem por onde escolher - resta saber o que estará o PS disposto a ceder. E como.

Tempos MUITO interessantes se avizinham. Marcelo poderá tirar férias nos próximos dias.

 

 

imagem: Arno Mikkor

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 01:05

Obrigada por estar aqui.



55 comentários

Imagem de perfil

De Ricardo Nobre a 07.10.2019 às 10:33

Na verdade, quem assim votou também quer estabilidade e aparentemente considera que a geringonça deve continuar. Ler os resultados além disto pode apenas revelar teimosia (a mesma que considera a Coreia do Norte uma democracia?), inveja e falta de sentido de estado.
Se o P.S. se geringonçar (juntar aos neologismos!) com o P.A.N., podem finalmente acabar com as touradas, mas… e depois? o que os une? Não sei qual é o pensamento económico e financeiro do P.A.N., e nossa vida em comum não se esgota na bicharada.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 11:35

A Ligação do PS ao PAN será apenas para congregar uma base mais forte, não chega para nada.


Mas os tempos interessantes estão aí: o quê, como e com quem será negociado? À Esquerda, sem dúvida, o eleitorado disse-o claramente. Mas a Esquerda tem exigências distintas, a queda do PCP talvez queira dizer o contrário, talvez seja um alerta a dizer "foram pouco exigentes!" e o partido vai agir e exigir, e o PSD de Rio é mais SD e menos liberal que o anterior. Não será fácil - as hipóteses são muitas mas terão de ser geridas com sapiência :))
Imagem de perfil

De Ricardo Nobre a 07.10.2019 às 13:36

Talvez o P.C.P. não tenha perdido votos, apenas os eleitores tenham morrido.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 13:45

Serão votos perdidos porque não renovados :)
E duvido, pelo menos por aqui - há freguesias com votos perdidos onde não morreram assim tantos, e os que morreram eram quase todos PSD (aqui é Leiria, o único bastião laranja a Sul do Cavaquistão :))
Imagem de perfil

De Ricardo Nobre a 07.10.2019 às 15:08

Queria fazer uma piada sobre o facto de a debandada da C.D.U. não ter sido a expressão do descontentamento de eleitores que voltam para a próxima eleição.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 15:13

Eu percebi, e teve piada - mas os óbitos são mesmo inferiores à debandada.
Imagem de perfil

De Ricardo Nobre a 07.10.2019 às 16:01

E também queria dizer que a C.D.U. precisa de actualizar as suas ideias. Talvez para 1989, já que 2019 pode ser demasiado abrupto.
Agora a sério: há lá rapazes capacitados, mas se a liderança não mostra abertura para nada… nada muda.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 16:07

Raparigas capacitadas, também, suponho :)
Disse isso no Segundo resultado prático ;)
Imagem de perfil

De Ricardo Nobre a 07.10.2019 às 16:43

Lá está: fora a Odete Santos, sou incapaz de dizer o nome de uma mulher do P.C.P.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 16:51

Têm nomes assim impronunciáveis?! 
Imagem de perfil

De Ricardo Nobre a 07.10.2019 às 17:18

À partida, conseguiria pronunciar qualquer nome, mas precisava de os conhecer antes.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 17:25

Bem me parecia que a incapacidade seria mais falta de oportunidade... 
Imagem de perfil

De Ricardo Nobre a 07.10.2019 às 17:39

Fiquei sem saber mais do que já sabia quanto a mulheres comunistas!
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 17:41

Na ligação, Ricardo :)
Imagem de perfil

De Ricardo Nobre a 07.10.2019 às 19:18

Eu seguia-a, mas o texto para que me remeteu não falava em mulheres.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 19:34

A ligação no texto para o qual o remeti - sou uma espécie de Feiticeiro de Oz, as ligações a Estrada de Tijolos Amarelos e, ei, isto não é o Kansas! :)))))
Ligação em "outro", a vermelho.
Leva a um artigo que fala de Ana Pato, Inês Zuber, Margarida Botelho e Rita Rato :)
Imagem de perfil

De Ricardo Nobre a 07.10.2019 às 20:10

Pronto, esse «outro» não abri! Mas vou fazer o trabalho de casa!
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 07.10.2019 às 18:26

É "jogar  amoeda ao ar", como já disse num post anterior!!!
Tem muito por onde escolher e só precisa de 10 deputados (acho que são 116 para ter maioria, certo?)


Beijinhos Sara!
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 18:29

O problema é "dar o quê em troca". O cenário é completamente diferente. Vai ser interessante de ver :))


Beijos, Luísa, obrigada :)))
Imagem de perfil

De Toze a 07.10.2019 às 18:36

Não vai ser fácil gerir...
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 18:47

Também me parece. E a Democracia em acção :)
Imagem de perfil

De Toze a 07.10.2019 às 18:57

É saudável para sistema politica...
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 19:03

Concordo ;)
Imagem de perfil

De Toze a 07.10.2019 às 19:06

A correlação de forças na politica reforça a democracia
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 19:11

Porque refreia alguns totalitarismos e obriga a negociações. Também dificulta mudanças estruturais e acções de longo-prazo, mas a negociação é o melhor caminho para o equilíbrio democrático.
Imagem de perfil

De Toze a 07.10.2019 às 19:49


E isso é excelente para nós
:))
Sem imagem de perfil

De Manu a 07.10.2019 às 20:09

Em caso de necessidade tem muito a quem se aliar.
A Catarina Martins está super disponível 
Imagem de perfil

De Sarin a 07.10.2019 às 20:36

Os que estão menos disponíveis, aparentemente, serão os que poderão criar alguma instabilidade - o PCP com os sindicatos. Daí o interessante que vai ser assistir às negociações.
Sem imagem de perfil

De Não Identificado a 08.10.2019 às 00:44

Não sei se estará assim tão disponível. Entre 2015 e 2019 o BE perdeu aproximadamente 50 mil votos que são aproximadamente os que o LIVRE ganhou. Não sei se facilitar num novo acordo será de todo uma boa estratégia para o BE. Tanto o PCP como o BE perderam votos nas legislativas com a geringonça enquanto o PS foi beneficiado 
DaVinci
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 01:37

Cf disse nos postais anteriores, com os outros resultados práticos, não será fácil. Mas CM foi a única líder que acenou a disponibilidade para várias alternativas. O efeito que cada uma terá no seu eleitorado é outra questão - que Catarina terá de medir, e que torna as negociações mais interessantes.
Imagem de perfil

De Triptofano! a 08.10.2019 às 00:14

Será que quero ver o que o futuro irá trazer ou serei obrigado a olhar sem balde de pipocas no colo?
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 01:45

Deploro pipocas no cinema, mas se for na sala de estar tudo bem :)
As possibilidades são várias. E nenhuma fácil. Será um jogo de alta política, acredita... mas o resultado não é nada claro excepto num pormenor - mesmo que haja medidas de centrão, pactos de regime entre PS e PSD, a viragem não será à Direita. Costa percebeu que o PSD virou à Esquerda e percebeu a mensagem dos eleitores.
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 01:47

Pedro... já falámos disto há mais de um ano... isso aconteceu há 6 anos :)))))))
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 08.10.2019 às 01:52

Certo, mas aqui tens tudo. Rio não vai ter hipóteses. As prensas virtuais já rolam e vão cilindrar.


Tenho pena, pelo PSD, e pela nossa Democracia. 
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 02:21

Penso que Rio aguentará. O PSD está dividido em dois, sem qualquer dúvida - e são divergências insanáveis. Uma coisa é abalar o eleitorado e abrir brechas ao PS. Outra, muito diferente, é dinamitar as próprias bases - não se trata de flutuantes, trata-se de fidelizados.
Além de não se poderem dar ao luxo da maior fragmentação - pariram três partidos, dois entraram na AR.
Não, não me parece que seja a mesma coisa, 
Imagem de perfil

De /i. a 08.10.2019 às 01:19

Ao contrário que o  António Costa disse os portugueses não querem a geringonça. Cdu perdeu votos e mandatos. BE manteve os deputados mas teve menos votantes. Vai ter de ser com o empecilho que vai negociar. O PCP em medidas pontuais vai votar a favor, mas na votaçãó geral do OE não vai votar a favor. Eles querem que o BE se junte ao PS para depois fazer o contra-ataque  e recuperar os deputados perdidos com o jogo que os BE se vendeu e traiu o eleitorado. 
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 01:52

Não sei se o objectivo é esse - os eleitores da CDU não se terão passado para o BE, este também perdeu bastante.
E o BE está disponível para tudo, mas com um preço mais alto. Muito mais alto.
E, no entanto, o que mais pode condicionar e criar instabilidade será mesmo o PCP, e Costa tem noção disso.


Vai ser, realmente, uma negociação com pinças :))
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 08.10.2019 às 01:31

Sarin, és independente certo? Quero dizer, descasada, correcto?
Não me desanimes. Deveria abandonar o outro sítio, mas aí tinham a papinha toda feita. 


PS:O PS não é melhor. Não este, mas o outro 
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 01:58

Independente, descasada, nunca filiada e apenas sócia de cinco associações na vida: uma académica, uma cultural, uma florestal, uma agrícola, uma de bem-estar estar social. Permaneço nesta. E as ONG não contam, certo? :))


Há por lá quem valha a pena contestar, e com quem valha a pena debater. Nem todos, como tudo na vida :)


E sim, o Post Scriptum tem razão :)
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 08.10.2019 às 01:34

Vergonhosa foi a posição imediata adoptada por Catarina Martins, tendo em consideração a campanha negra que o PS (através de António Costa e Carlos César lhe moveram) promoveu contra o Bloco . Se Miguel Portas fosse vivo..... 
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 02:00

Leste os postais anteriores, os cinco resultados práticos que fui lançando enquanto os ouvia? :)))
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 08.10.2019 às 01:55

Sarin, andas à fruta de madrugada?


Fui ver o Joker. Filme político a dar por um pau. Gostei sobretudo do caminho normal, de um Indivíduo, para a loucura. Irias gostar. Vou fazer a crítica, em breve. 
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 02:02

A Não me dêem já me falou nele. Verei em breve.
Mas manda a crítica, vá, que tens andado muito musical. Já sei, "hinos", "odes" e "desafios". :D
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 08.10.2019 às 09:58


Brutal interpretação de Joaquin Phoenix. O filme retrata, como as circunstâncias económicas e sociais podem tornar pessoas normais, em "monstros". 


Há uma bem presente crítica ao sistema político e económico vigente, em que uns têm tudo e muitos têm pouco mais que sonhos. Uns mornos, cheios de nadas . Outros de vingança (sobre aqueles que afirmam ser a miséria culpa dos miseráveis). 


Gostei mais da componente psicológica do filme, do percurso normal, de um indivíduo, em direcção à loucura, do que a tal vertente de crítica social.


Outro aspecto interessante, do filme, é como a violência pode surgir de um desejo esmagador de fazer o Bem. Assim dos mais justos, sairiam (saem) os mais violentos (que é a justiça senão o uso da violência em nome do Bem?).


Um aparte :Claro que em determinados casos os fins justificam os meios - nunca devemos matar, excepto em nome da paz (parodoxal). O Bem e o Mal como dependentes do contexto.


Há no final um certo desconforto, no espectador, ao perceber que todos nós, sobre determinadas circunstâncias poderíamos ser o Joker , e por isso, por ele, acabamos por sentir certa empatia, compaixão pelo vilão.


Pergunto-me, quando o sistema está podre, corrupto, manietado, viciado pelo Poder político, as forças de segurança, de justiça, representam quem? Protegem - nos, ou são usadas pelo Estado para se protegerem do seu "Povo"? Batman, neste sentido, seria o vilão e Joker, o herói.


Outra questão surgiu - me já no carro, como o meu filho . Numa sociedade moldada sobre princípios imorais como deveremos olhar para os bem sucedidos, para os bem adaptados? Com admiração, ou repugnância?


Recomendo.


4*
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 10:15

Não vi o filme, não posso comentar.
Mas respondo-te que não, não é claro. Os fins não justificam os meios. Nem mentira nem violência servem bons propósitos.
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 08.10.2019 às 10:18

Sim, bem sei a tua posição. Vai ver o filme 
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 10:35

E achas que no filme verei injustiças que não tenha visto, na vida, minha e de outros, na História ou na ficção?


Verei o filme, sim. Mas não por isso :)
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 08.10.2019 às 11:00

Lá estás tu. Os filmes, pelo menos os que gosto de ver, são visões, interpretações, por vezes "diferentes" , da realidade.


Se quiseres ver coisas nunca "vistas" , recomendo-te o Ad Astra 
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 11:51

Não é "lá estar eu" :)
Mas por vezes as pessoas tendem a supor que a defesa de determinados princípios que lhes parecem ingenuidade, bondade, puerilidade ou algo assim doce advém de se viver num mundo claro e brilhante :)

[a palavra a quem a quer]


Pág. 1/2




logo.jpg





Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D