Imagem do blog - Gaffe
cabeçalho sobre foto de Erika Zolli
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A chuva da temida Primavera desabou sobre a Venezuela, no lugar de gotas as armas, os tanques daninhos esmagando vontades e gentes como se granizo na erva tenra.
Quem falhou a Guaidó? Tantos, uns por impotência outros por prepotência. Talvez que ele se tenha falhado a ele mesmo, no desespero ou na esperança.
Mas a ONU falhou, certamente. Não a Guaidó, mas aos venezuelanos. E quando a ONU falha apenas demonstra que as questões humanitárias são moeda de troca para os países no Conselho de Segurança.
Entretanto, Maduro governa, surdo às vozes que prometeu ouvir, indiferente às gentes que jurou proteger. Quem governa Maduro?
Penso que a diplomacia se impõe. Urge regurgitá-la dos orgulhos e cobiças que a engoliram. E por diplomacia quero dizer negociação e adulação: derrubar Maduro pela força atrairá mais força e com ela mais sangue, esperar que ouça o seu povo é esperar um milagre. Sim, penso que terão de negociar metade do petróleo para cada lado do Atlântico, oferecendo a Maduro paraísos e honrarias - os necessários para o erguer da cadeira a que tão afincadamente se agarra.
Ou o petróleo acabará soluçando entre hienas e vampiros que lambem os cadáveres de uma Venezuela sem rosto.
E o Tribunal Penal Internacional não poderá fazer o seu trabalho.
Fotografia de Yury Cortez/AFP
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.