Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Porque não vacino os meus filhos

por Sarin, em 06.08.19

5FE08684-567D-41E1-9296-11655D834601.jpeg

Jogos Infantis, por Pieter Bruegel, o Velho

 

"Porque a minha religião me impede de receber tais substâncias no meu organismo."

"Porque os benefícios das vacinas são uma invenção das farmacêuticas."

"Porque as vacinas têm efeitos secundários."

"Porque... "

Não imagino todos os motivos que podem levar uma pessoa a recusar a vacinação dos seus filhos, a sua. Há muita publicação sobre o assunto, mas de quando em vez surge uma alegação diferente, uma explicação com dados e gráficos e exemplos. E se uns ignoram e refutam, outros há que acreditam.

 

Mas ninguém responde "Porque fui vítima de uma brutal campanha de desinformação."

E no entanto parece ser esta a grande causa.

 

O que levará as pessoas a participar em tal campanha? Penso que se poderão agrupar os participantes em cinco grandes grupos - e sublinho penso: esta é uma opinião formulada pela análise do que vou lendo e onde a única certeza é a de ser a imunização uma das melhores defesas contra a doença.

Há quem participe porque o ser humano é crédulo - a National Geographic tem pelo menos um artigo onde a mentira é abordada de forma acessível. A primeira informação que entrar é a que ganha raiz, e depois de processada é difícil de rejeitar. E o medo actuará como reforço na incerteza. Um processo natural que condiciona logo à partida os que recebem  informação condicionada.

Há quem participe porque viveu uma situação real de efeito secundário grave, e embora a probabilidade seja muito reduzida, existe. E não é fácil explicar os enormes benefícios que a vacina significa para a humanidade ao indivíduo a quem calhou em sorte ser ou amar o 0,000001% probabilístico.

Há quem participe para ganhar ascendente sobre um grupo. São criminosos, talvez sociopatas, indivíduos que podem acreditar ou não no benefício das vacinas mas que manipulam o medo dos outros para fins pessoais.

Há quem participe por arrogância, por crença de que o seu estilo de vida os poupa a um risco que não percebem ser controlado porque os demais em sua volta são vacinados. Que mascaram com respostas variadíssimas e aparentemente muito racionais, da salvação das espécies amazónicas às imensas teorias da conspiração, imensas em número e em consequência.

Há quem participe por religiosidade, os seus mentores a defenderem a pureza do corpo e arrogantemente desprezando o valor das vidas dos outros, dos que não pertencem à comunidade como se a comunidade vivesse isolada das restantes.

E são estes dois últimos grupos os que são realmente perigosos, pela sua proeminência e pela sua capacidade de influência.

Apenas a lógica, o raciocínio, pode salvar das garras do extremismo. É a única vacina contra o movimento anti-vacinas. E, sabe-se agora, este está a ser fortemente financiado por pessoas insuspeitas. 

B6CEE10C-9568-49A6-9556-9C4C02CFE188.jpeg

Triunfo da Morte, por Pieter Bruegel, o Velho

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 05:28

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



45 comentários

Sem imagem de perfil

De naomedeemouvidos a 06.08.2019 às 07:28

A lógica e o raciocínio implicam uma ponderação, um esforço de pensamento que muitos tendem a consideram dispensável porque não se coaduna com a voragem dos tempos que correm. A mentira pode ser bastante mais simples, prática, sedutora e, actualmente, é chique acreditar em teorias da conspiração. Refutar a ciência é bastante mais apelativo do que tentar entendê-la. E há uma atitude de complacência perigosa e absurda de promover discussões em pé de igualdade, entre aqueles que acreditam, ou não, porque lhes apetece e aqueles que o fazem com provas dadas, sustentadas, testadas.
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 07:51

Concordo com a primeira parte, falava, aliás, sobre isso mesmo agora - no Antes de Entrar Aristóteles.


Sobre a segunda, defendo que a liberdade de expressão se aplica à opinião. Factos não são opinião.  Portanto, desmentir factos que afectam a saúde pública tendo crenças como argumento só pode ter um tratamento: veto. Legal e social. Repara que é a única matéria, a saúde pública, em que defendo a proibição de publicações, a penalização do apelo ao incumprimento, o desafio ao instituído com base na ciência. Exactamente porque, sendo questão pública, é o público que prevalece sobre a opção individual.
 
Imagem de perfil

De MJP a 06.08.2019 às 08:02

Olá, Sarin! :))


Muitos Parabéns por esta, tua, excelente reflexão...


Sabes que é uma temática que me é muito cara...  
[como já comentei, num blog alheio, cheguei a ser recebida de caçadeira em punho (e, não é uma metáfora) pelo pai de uma criança... é difícil combater estes movimentos, onde grassa a insanidade do extremismo...] 
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 09:34

Obrigada, MJP.
Não sei se mereço os Parabéns, mas agradeço :)


Sim, já discutimos esta questão outras vezes - mas desta vez interessaram-me as motivações, não as consequências. Porque as soluções efectivas têm, sempre, de actuar ao nível das causas; e andamos todos tão atarefados a lembrar o porquê de se ter de vacinar que esquecemos os porquês de quem recusa. Ultrapassá-los é difícil, mas sem os porquês será quase impossível...
E depois damos de caras com estes insuspeitos manipuladores! 
Imagem de perfil

De MJP a 06.08.2019 às 15:07

Olá, Sarin!


Plenamente de acordo contigo... é impossível encontrar soluções (efectivas e adequadas) desconhecendo as causas dos problemas...


Pois... estes "insuspeitos manipuladores" é que "baralham as contas"...
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 15:17

Baralham e de que maneira!
Não percebi se por religiosidade ou arrogância, provavelmente ambas.
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 06.08.2019 às 09:23

A meu ver o problema começou em dois tempos distintos, mas ligados:
1) a campanha alarmista sobre a pandemia da gripe A, com os especilistas a afirmarem da urgência de sermos vacinados. Posteriormente a UE abriu um inquérito sobre ditas recomendações/desinformação.


http://visao.sapo.pt/artigossiteantigo/artigosimportadosforum/parlamento-europeu-investiga-gripe-a=f543078



https://www.google.com/amp/s/www.globalresearch.ca/political-lies-and-media-disinformation-regarding-the-swine-flu-pandemic/13433/amp

2) A ganância, a imoralidade, que nos habituamos a associar às farmacêuticas, que passaram a ser vistas como indústrias da morte (fármacos a 3 milhões,etc)
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 09:29

Já antes havia recusa da vacinação, especialmente por parte de várias comunidades nos EUA.
A comunicação permitiu que a diáspora se ligasse.


Os teus momentos poderão ser de agudização, mas já antes havia vários grupos muito activos. Pelo menos desde a década de 60, quando a talidomida das pílulas veio mostrar que os medicamentos podiam ser maus.
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 06.08.2019 às 14:50

Exato. Podes recuar até ao DDT, onde se pulverizavam crianças como prova da sua segurança. Já para não falar em experiências com compostos radioactivos na população negra, sem esta saber.....
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 15:15

Felizmente, a vacina é um composto à parte, e avaliando o benefício do seu uso face à sua inviabilização por efeitos secundários, a diferença é abissal - excepto para os poucos que desenvolvem efeitos secundários. Ainda assim, a análise é entre imunização contra uma doença mortal e contagiosa vs ficar vivo.
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 16:21

Pedro, ser a favor das vacinas não é passar um cheque em branco às farmacêuticas. O espírito crítico, a prudência, a exigência de clareza e alternativas (outros laboratórios) é de aconselhar - a indústria farmacêutica não existe para ser benemérita (a propósito do assunto, não sem se viste o meu postal "porque não foi este postal destacado?"... não era uma censura à falta de destaque mas um alerta para o seu interesse. Espreita, sff, tem muito a ver com o que dizemos mas com outra perspectiva e pouco comum)
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 06.08.2019 às 16:45

Claro, claro...
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 06.08.2019 às 09:27

Os fármacos são fundamentais, mas uma pesquisa, mais atenta, desta indústria (avaliando, lendo artigos publicados em revistas da especialidade) levam-me a dúvidar, do efeito benéfico comprovado, de inúmeros medicamentos.
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 09:44

Duvidar é bom, e o doente tem o direito de recusar o tratamento. Pessoalmente, duvido mais da auto-medicação e dos naturais que são vendidos sem controlo de produção.
O tratamento é opção individual, afecta o doente. A imunização ou a não imunização afecta todos aqueles com que se cruza. 
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 06.08.2019 às 14:48

Não te quero mentir. Mas 70% dos medicamentos são sintetizados a partir de compostos naturais/plantas - etnobotânica, salvo erro
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 15:10

Eu sei, embora não saiba a percentagem - a invocação da destruição da floresta amazónica como argumento da não vacinação não surgiu por acaso. Há alguns sintetizados a partir de espécies exóticas. Uns tentam reverter, outros não - é tão mais barato e ninguém vê...
Imagem de perfil

De Gaffe a 06.08.2019 às 16:09

Vou-te contar uma coisita.
Tive uns amigos maravilhosos que me convidaram a visitar uma quinta onde viviam famílias praticamente sem contacto com aquilo a que se poderá chamar "civilização".
Fui.
Gostei muitíssimo do que vi. As crianças eram absolutamente lindas e havia uma atmosfera pacífica, sossegada, tranquila e muitíssimo "verde".
Assisti a uma "conferência" onde se debatia este problema. Vacinar ou não vacinar - é inútil referir que aquelas crianças não tinham sido vacinadas. 
Estava muito recepctiva. Pronta a ouvir, a acolher, a argumentar, a rebater ... ...
Quando foi dado sinal para que se iniciasse a discussão, e antes do toque, foi-nos dito que deveria ser um debate muito breve, pois que iríamos logo a seguir ouvir um casal, na casa ao lado - a quinta era composta por várias casas - que iria testemunhar e dar prova dos seus encontros com extraterrestres.


Vim embora. 
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 16:25

Depois da gargalhada, posso responder :D


Não me choca que comunidades isoladas nada queiram com as vacinas. Friso: comunidades isoladas. O problema é que, destas, parece haver uma, lá para a Oceânia onde há um ano foi morto um senhor que lhes quis levar a palavra do seu deus.
Sem imagem de perfil

De Não Identificado a 06.08.2019 às 16:36

Não era assim tão isolada.
Se fosse, não me viam o rabo! O medo que tenho de coisas isoladas e vagamentre sinistras  dava um romance de Stephen King.
Mas estamos claramente de acordo:
https://agaffeeasavenidas.blogs.sapo.pt/612174.html (https://agaffeeasavenidas.blogs.sapo.pt/612174.html)
Imagem de perfil

De Gaffe a 06.08.2019 às 16:39

Era eu, como é evidente! 
Não sei porque saiu como comentário não identificado.
 
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 16:50

:))
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 16:49

Muito me surpreenderia se não estivéssemos, dada a matéria em causa! :)


Este casal que andou estes anos a financiar os movimentos antivax está a ser apontado a dedo pela sociedade nova-iorquina. Como disse à Não me dêem ouvidos, é este assunto da saúde pública o único onde a opinião deveria ser criminalizada - pode-se duvidar, é legítimo, e perante a dúvida há que ser transparente; mas a refutação tem de ser feita aos factos e pela via científica, nada menos é admissível.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.08.2019 às 13:37

Por mim podem avistar o que quiserem - não estou, nunca estive interessada no outer space. A exploração do universo interessa-me na medida da superação do conhecimento científico - não tenho, nunca tive, qualquer interesse em astros e seus eventuais habitantes. Os habitantes deste planeta não se entendem nem respeitam, e é isto que me preocupa e interessa ultrapassar.
Se os outros vierem com boas intenções, batam-me à porta e serão bem recebidos; se, pelo contrário, vierem com intenções colonialistas e repressivas, bom, a nossa tecnologia vale o que vale e o que contará será o espírito indómito, por isso o melhor é continuar, como até aqui, a usar e a apelar ao espírito crítico, para que não sejamos carneiros em matadouro nem agora nem quando chegarem.
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 07.08.2019 às 14:49


Pela tua lógica os mares ainda se manteriam não navegados. Sendo eu ser espiritual, mas confessadamente anti-religioso, restam-me as estrelas de cima. Vejo na exploração espacial uma tentativa de responder àquela arcana questão: De onde vimos, e para onde vamos?
É olhando para cima que o Homem pode, um dia, aprender o quanto pequeno é, e quanta pouca falta faz na Máquina Universal. Talvez se tivermos como referência o cosmos, ganhemos consciência da nossa diminuta importância e olhemos para nós e para o outro com humildade, tolerância e respeito.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.08.2019 às 14:58

Isso que tu chamas "minha lógica" nem é lógico nem é meu.


Cada um preocupa-se e interessa-se pelo que prefere interessar; a mim não me interessa. O que é completamente distinto de dizer que acho não se dever explorar - no meu comentário deixei explícito que o cosmos me interessa como superação do conhecimento.
Pessoalmente, não tenho qualquer interesse em relatos de encontros, de avistamentos ou de chegadas a um planeta.
Lamento se achas que precisas de olhar para cima e encontrar respostas para, aqui em baixo, teres noção da tua dimensão, e aplicares contigo e com os outros a humildade, a tolerância e o respeito.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.08.2019 às 18:05

:))
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 06.08.2019 às 21:05

Gostei muito do post Sarin, um assunto bastante pertinente, o tentar saber os motivos que levam algumas pessoas a não vacinar os filhos.
Eu acho que um dos motivos poderá ter a ver com a falta de credibilidade nalguns (todos) fármacos!!! 
Existe uma "onda" anti-fármacos que, de uma forma mais radical, leva a algumas famílias não vacinarem os filhos!
De qualquer forma acho uma grande irresponsabilidade não vacinarem as crianças!!
Imagem de perfil

De Sarin a 06.08.2019 às 23:33

Olá, Luísa, e obrigada pela apreciação :)


Sim, as farmacêuticas têm alguma responsabilidade devido a alguns problemas recorrentes; mas um fármaco não é a mesma coisa que uma vacina, e as pessoas recusam os esclarecimentos por causa daquela questão do processamento da mentira :(
Imagem de perfil

De /i. a 07.08.2019 às 14:09

Olá, Sarin
Sou a favor das vacinas. A vacinação é uma questão de saúde pública. As vacinas serviram para dissipar quase por completo certas doenças contagiosas. E continuam a ser fundamentais como antídoto para evitar a propagação de surtos. Contudo começou a existir uma displicência: viu-se com o alarmismo com surto do Sarampo
Acho uma certa piada as pessoas fervorosas maníacas pelas terapias naturais, substâncias duvidosas que por si só não têm validade científica e que os químicos são o mal do mundo. Os medicamentos tradicionais são constituídos por  substâncias químicas e substâncias naturais, as tais ervinhas. Não confiam nos laboratórios. Quem não falha? Toda a gente falha. O problema é não perceber a falha e encontrar a sua solução para remediar (recolha de medicamentos, por exemplo), em primeiro lugar e depois resolver a falha totalmente. 
Em Portugal esses suplementos milagrosos que são utilizados por muita gente em substituição das prescrições médicas. Prometem eliminar o colesterol, acabar com as gorduras localizadas dos panados e bolas de Berlim entretanto ingeridas ao longo de onze meses. Nota-se que existem menos portugueses a sofrer das maleitas do colesterol alto, dores... 
Como são suplementos não é o inFarmed que fiscaliza e autoriza a comercialização do milagre mas sim o ministério da agricultura. Porém, o ministério da agricultura está apto para assegurar a segurança, fiscalizar  se é fidedigna a composição do rótulo que aparece na embalagem. Ou a qualidade das substâncias utilizadas? 
Pois este mundo das terapias alternativas, naturais o que quiserem chamar estão a operar sem a mesma vigilância apertada a que os laboratórios estão sujeitos. 
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 07.08.2019 às 14:52


Interessante seria saber porque razão um medicamento "natural" produzido sinteticamente, em um laboratório, é incomparavelmente mais barato do que um outro produzido de forma mais natural…


EX: Melatonina, Magnésio, CQ10, Ginseng….
Imagem de perfil

De /i. a 07.08.2019 às 15:26

Olá, vorph. 
Pois... deve ser porque secam as ervas ao sol ou sombra - não percebo nada de secagem de ervas  -, depois pisar num almofariz. Isso cansa e faz calos nas mãos. 
No laboratório é tipo bimby será por isso que é mais barato. 


Digo eu. Uma leiga em ervas e químicos. 
Imagem de perfil

De Sarin a 07.08.2019 às 15:03

As vacinas erradicaram no nosso país e na Europa muitas doenças - que, infelizmente, continuam activas e até epidémicas nalgumas partes do mundo. Só deixarão de ser necessárias quando erradicarmos essas doenças - ou seja, não nos próximos anos.


A indústria farmacêutica tem culpa em alguma alienação, mas não tem em toda.
A saúde pública está acima da opção individual - a menos que o indivíduo opte por viver numa redoma, sem contacto com a sociedade. Se assim for, pode poupar-se às vacinas :)))
Imagem de perfil

De /i. a 07.08.2019 às 15:30

Claro, como a água.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.08.2019 às 15:09

Já a ausência de controlo nos produtos ditos "de ervanária" é uma questão diferente - considero-a desonestidade comercial e demissão do Estado. O rigor exigido às farmacêuticas e a falta de rigor nestas... uma vez ia comprar um chá (gosto de chá preto, não propriamente de infusões) e descobri que aquela mistura tinha uma pequenita concentração de Pb. De chumbo. Mas como até estava escrito Pb e em letras miudinhas, ninguém ligava à coisa.
Imagem de perfil

De /i. a 07.08.2019 às 15:18

Exatamente. E nem todos  sabem ou se recordam que o pb. Sendo o símbolo químico do chumbo. É como a situação daqueles produtos diet. Não têm açúcar, mas tem químicos piores em substituição. 
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 07.08.2019 às 18:56

Isso é mesmo estranho. O chumbo costuma ser um contaminante, e não um "ingrediente" que conste na tabela analítica dos chás, ou outros alimentos/bebidas. O chá vinha em "lata"? É que, se sim, isso sucede em todos os alimentos contidos em "lata", que não o aço, julgo eu. É um potencial contaminante e não um ingrediente. Julgo que o chumbo também surge na água, dita potável, estritamente regulada pelo Estado.
Imagem de perfil

De Sarin a 07.08.2019 às 20:51

É estranho, mas estava na lista...
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 07.08.2019 às 21:27

Não duvido. Mas como é que a ASAE não apreendeu dito produto? Dá- me a marca, lote, nome da loja, que eu falo com um dos meus melhores amigos, que é inspector na ASAE.(podes usar o meu email). 


Fabricar/Produzir um consumivel com chumbo, e fazê-lo constar na tabela analitica, seria o mesmo que usar arsénio no seu modo de produção
Imagem de perfil

De Sarin a 07.08.2019 às 21:36

Ainda não havia ASAE. 2001. Reclamei e denunciei - já havia livro de reclamações.


Sabias que há países que usam arsénio? Vou ver se encontro e te envio uma reportagem que li na NG ou na Courrier International, não recordo em qual. Mas tenho-a em casa, por isso poderá demorar...
É por isto que digo que os fármacos de farmácia me dão mais segurança - não por serem mais sãos mas porque mais controlados. 
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 07.08.2019 às 22:41


Havia Inspecção Geral das Actividades Económicas. 

O problema dos medicamentos não é tanto no fabrico, mas nas aldrabices dos ensaios clinicos (sendo pagos pelas empresas estas têm o direito de os não os publicarem quando as conclusões não são "simpáticas" ex: Monsanto, Novartis) e na invenção de entidades nosológicas, sobretudo em psiquiatria (a American Psychiatric Association , por exemplo, era/é financeiramente muito "apoiada" pela BigPharma), cujos medicamentos têm uma utilidade clinica muito duvidosa.
https://www.google.com/amp/s/www.psychologytoday.com/intl/blog/therapy-matters/201107/in-bed-big-pharma%3famp



Além do mais existe hoje uma "crise" nos antibióticos, e na investigação a estes associada, porque o investimento, nesta classe de medicamentos, é carissima e os anos atribuidos pela patente muito menores (10 anos??) do em outras classes de fármacos (20 anos?).
E é um bocado ridiculo um tipo não poder plantar, vender, umas "ervas medicinais" sem preencher/ obedecer a um conjunto de quesitos absurdos (HACCP, Impostos, Licenças....) que tornam, a quem quer trabalhar por conta própria, vida "impossivel".
Mas, divago....
Imagem de perfil

De Sarin a 08.08.2019 às 11:01

Usei o Livro de Reclamações.


Na Ind. Farmacêutica não me preocupa apenas a manipulação dos testes e omissão de dados, mas também as alternativas que de quando em vez encontram - as fontes das matérias primas. Uns matam rinocerontes para fazer viagras tradicionais, outros fazem o mesmo para fazer viagras controlados - mas estes são maiores, vendem mais, matam mais e escondem melhor.


Sobre a investigação, grande parte desta é feita nas universidades - mais uma tanga das farmacêuticas, que depois em muitos, imensos, casos só juntam as varias investigações para produzir e testar o medicamento, et voilá


Não acho ridículos nem a Segurança Alimentar (a produção sem transformação não precisa de HACCP) nem o licenciamento de actividades produtivas e comerciais - matéria de saúde pública e matéria económica (concorrência leal, supervisão, et). A tributação é outro outro assunto - concordo com ela, mas não com muita da sua arquitectura.

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D