Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Tenho pouco tempo, paciência e vontade de escrever hoje.

Mas há um assunto que me está a fazer cócegas...

 

Há por aí gente muito indignada, a exigir multas e até o encerramento do Estádio da Luz, porque o SLB não inscreveu claques cf previsto no regulamento da prevenção da violência no desporto. Não me interessa discutir esta matéria, até porque a lei não o obriga e eu acho que as claques deveriam ser parte integrante dos clubes e não grupos autónomos - além de achar que esta lei não resolve absolutamente nada, como se tem visto. Sendo lei, havendo provas de infracção resolva-se nos tribunais e penalize-se o infractor, no caso o meu clube. Mas o cerne, aqui, não é o que eu acho e sim o que acham os tais indignados.

 

Os mesmos que se indignam agora porque o Ministério Público quer suspender um sindicato profissional que aparentemente não cumpriu e aparentemente continua a não cumprir o regulamento para o ser. Também não interessa aqui o que acho, embora concorde que um sindicato que não cumpre o regulamento, nomeadamente tendo nos órgãos sociais membros que não são profissionais do sector, deve ser inibido de funcionar até o cumprir, assim como uma empresa precisa de estar devidamente registada para laborar. Mas, mais uma vez, não é a minha opinião que importa e sim a dos indignados. 

 

Que usam dois pesos e duas medidas, conforme lhes dá jeito. Porque na Política e no Desporto parece que vale tudo desde que seja a favor dos seus interesses.

E ainda enchem a boca para falar de Democracia. Sem qualquer rebate de consciência ou pingo de vergonha.

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 17:52

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



61 comentários

Imagem de perfil

De Cecília a 28.08.2019 às 20:12

subscrevo quase inteiramente - porque embora fazendo rir não me provoca cócegas - o que aqui foi escrito ( como prova, aliás, a minha caixa de comentários do post de hoje - relativamente ao sindicato - e sendo eu relativamente aos agrupamentos de mânfios a que insistem chamar de claques) 
Imagem de perfil

De Sarin a 28.08.2019 às 20:15

Cócegas era eufemismo, hoje a paciência é mais escassa do que o tempo e o riso saiu mesclado de invectivas que não cabem no texto ;)
Imagem de perfil

De HD a 28.08.2019 às 20:25

Quando o tema é o Benfica... nem sequer existem balanças de bom senso ;-)
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 02:08

Existem, mas só entre alguns.
Muitos adeptos do SLB ficam cegos; e os adeptos do Anti-SLB, mais numerosos, também. :))
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 28.08.2019 às 21:33

Está tudo dito, Sarin!!!
Quando envolve a paixão/ódio clubístico é o que se vê!!!!
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 02:09

Clubismo e anti-clubismo.
Partidarismo e anti-partidarismo.


Dois pesos, duas medidas, e dizem-se democratas...
Imagem de perfil

De /i. a 28.08.2019 às 21:59

Ainda bem que as claques do Benfica são ilegais. É pena o Vieira não ter coragem de expulsar as claques das instalações do estádio da luz. Assim, é um incongruente, da-lhe jeito. Não legaliza as claques, mas da-lhes "alojamento". 


Relativamente ao sindicato, pois como não pertence à ugt (partido socialista) ou cgtp (comunas) tem de ser dissolvido. É uma democracia às prestações. 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 02:00

Olá, /i :)
O sindicato tem de ser suspenso porque falhou uma regra básica - os órgãos sociais têm de ser compostos por profissionais do sector. Não entremos em análises sectárias: democracia às prestações é as regras serem iguais mas defender excepções porque sim, achar que podem haver aplicações distintas.
Uma coisa é discutir a lei, outra defender a sua aplicação cf serve este ou aquele interesse.


Em relação às claques, defendo que devem ser coreografadas e geridas pelos próprios clubes, quase como se de uma modalidade se tratasse.
O Benfica não tem claques ilegais, lendo a Lei 39/2009 percebe-se que essa figura não existe porque o direito de associação é superior aos clubes - o que pode haver é apoio ilegal às claques, pois os clubes não podem dar apoio a grupos organizados que não estejam registados como tal.
A lei não resolveu nada, apenas legitimou uma cambada de parasitas malfeitores.
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 02:24

* pode haver e não podem haver
Imagem de perfil

De /i. a 29.08.2019 às 12:03

Sim. A dissolução do sindicato é por causa disso. Só que é pena que nos estatutos não haja uma alínea para os seus presidentes não se eternizarem, como o Mário Nogueira. Outra alínea para a injustiça que é sem ensinar tem avaliação de excelência.  O Mário Nogueira para progredir na carreira de professor basta participar num congresso científico da área para ter boa avalição e não põe os pés na sala de aula. Os seus colegas que ensinam o abecedário, ele é supostamente foi professor primário há vinte anos, têm mais dificuldade em progredir na carreira. É justo? A lei do sindicalismo deveria ser reformada e adequada aos nossos tempos. 


Defendes claques ao estilo americano. Posso estar enganada, alguém que me esclareça, mas o clube é que tem de inscrever, as claques para elas serem "legais".
Imagem de perfil

De /i. a 29.08.2019 às 12:10

Sarin, como respondi ao teu comentários a partir do email não sabia que a discussão já tinha abordado a personagem  do Mário Nogueira. 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 14:39

A reformulação do sindicalismo e seus regulamentos é o que venho defendendo há muito tempo... mas sendo a que temos é aquela com que temos de trabalhar, não deixando de a contestar e tentar mudar. Mas estas mudanças cabem principalmente aos profissionais que integram os sectores. O argumento do Pardal Henriques, sobre aquela alínea de ser parte interessada - qualquer fornecedor de serviços é parte interessada numa empresa, não significa que tenha assento no conselho directivo da empresa, certo?


Não, o regulamento é claro - e nem poderia deixar de ser desta forma: o direito de livre associação dos cidadãos está garantido pela Constituição com as excepções nela constantes, portanto é supra-clube. O clube apenas pode prestar apoio às claques que estiverem registadas, ie, junto do clube e do Instituto do Desporto. Se a malta dos blogues agora quiser criar uma claque de apoio aos respectivos clubes, Blogues Com o Benfica, por exemplo, e conseguirmos comprar Red Pass na mesma zona, nada nem ninguém o pode impedir - o SLB é que não nos pode dar material de apoio, lugares reservados ou bilhetes se não estivermos registados como claques. Não sei se sabes, mas nas claques do Benfica, nenhuma registada, todos os elementos são sócios, não há bilhetes para as claques - como por exemplo nas outras registadas, em que muitos dos registados nem sócios dos clubes são. Daí as polémicas com as instalações - LFV diz que deu salas aos sócios, o que os sócios fazem nelas é outro assunto. Aqui discordo - não deve haver salas para sócios, e ponto final.
As claques ao estilo americano, apenas no que diz respeito a serem tratadas quase como modalidade, uma actividade integrada no próprio clube, com gestão pela estrutura e devidamente acompanhada por pessoal da casa, com o intuito de motivar a assistência com coreografias e cantos mas sem recurso a provocações ou a artefactos pirotécnicos e outros. E aí sim, responsabilizar os clubes pelas atitudes das mesmas.
Porque, caramba, /i., há coreografias e cantos que são mesmo interessantes, e a malta anima com aquilo :) 
Imagem de perfil

De /i. a 29.08.2019 às 18:08

Concordo com o que escreveste. Dura lex sed lex. Agora pergunto: se este sindicato não tivesse plantado o caos na vida do Costa como governante: Alguém se importaria se este sindicato cumpria os estatutos?


O Costa preocupou-se com os efeitos práticos na vida dele e não da dos portugueses. Se assim fosse já tinha
resolvido o problema das constantes greves nos
transportes que condicionam o dia a dia das pessoas que utilizam o barco ou comboios para se deslocarem para o trabalho.


Sim sabia que eram sócios. Mas é público que esses sócios ou são elementos ou são os chefes da claque. Ora é com isso que o Vieira se escuda. Mas se fizerem rusga, como já aconteceu, sabem o que encontrar nessas salas para sócios, baralho de cartas já se viu que não encontraram. Eles têm livre acesso e horas antes vão colocar os artefactos pirotécnicos nas bancadas. Ora o Vieira gosta de pagar as multas e estar a sujeitar o clube a punições.


há coreografias e cantos que são mesmo interessantes, e a malta anima com aquilo :) 



Sim, tens razão.
E gosto de ver verdadeiros apoiantes do clube que não criam guerras e nem clima de insegurança como se está acontecer nos estádios: tipo o senhor Manuel do Laço adepto do Boavista.


Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 18:34

O ministério do trabalho deveria importar, é a sua função e por isso recebe estatutos antes de promulgação do sindicato.
Esse argumento de se alguém se preocuparia ou não não serve - por exemplo, eu não lido profissionalmente com nenhuma entidade que lhe não leia estatutos ou certidão comercial e compromissos ou políticas (nada a ver com partidos :)).
Se houve aproveitamento? Houve, mas há brechas que não se podem permitir. Cf disse e defendo, agir invocando a lei passa por cumprir essa lei.


Exactamente: mas o clube não pode fazer inspecções às salas cedidas a sócios sem mandados judiciais, tal como na escola a direcção ou a associação de pais não podem inspeccionar cacifos... fechando as salas, o assunto ficava resolvido.
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 18:35

* Promulgação dos mesmos e arranque da actividade do sindicato 
Imagem de perfil

De /i. a 29.08.2019 às 20:37

Então o ministério do trabalho falhou ao não verificar os nomes que constavam na formação do dito sindicato e fazer cumprir a lei e não promulgar o dito. Enfim
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 20:59

Exactamente; não sei se se limitaram a arquivar os documentos ou se tomaram alguma diligência - um dos nossos problemas é gostarmos muito de produzir papel, coisas com letras e dados que temos que digitalizar e fotocopiar e entregar em 17 locais diferentes, cópias e digitalizações para as quais ninguém olha por falta de tempo ou de vontade ou, se olham, limitam-se a olhar.
Ao que eu também acho piada, paralelamente a isto, é o pessoal reclamar quando o MP atrasa e reclamar quando o MP é célere... Claro que há margem para se imiscuir a dúvida de haver ou não pressão política, mas é inegável que há processos mais rápidos que outros - este constitui-se em pouco tempo, basta ler documentos públicos; outros obrigam a avaliação, investigação, auscultação... e o pessoal fala como se fosse tudo igual. É cansativo, /i. :)
Imagem de perfil

De /i. a 29.08.2019 às 21:32

Claro. Mesmo que não acha pressão política, há a influência clara da pressão da comunicação social. Se reparares processos mediáticos há sempre maior celeridade. Acrescentado que esta decisão não é complexa, como bem referes.
Mas já sabes como é: recalma-se por andar em cima da linha, ou por andar fora da linha 
O ser humano, e especial o português  é difícil de aturar


Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 21:36

:D
Sim; costumo dizer que a Humanidade é linda, as pessoas é que estragam tudo ;)
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 18:46

Sobre as greves na Carris e etc
Não esqueças que essas greves condicionam a vida dos cidadãos (que é suposto acontecer) mas não provocam paragem do país nem levantam questões de segurança das pessoas. A greve dos motoristas foi decretada para todos os motoristas de mercadorias, mas os serviços mínimos e a requisição civil foram decretados apenas para os de combustíveis. Também são decretados serviços mínimos nas greves dos transportes urbanos.


E não lhe complicaram a vida: o que fica na memória de muitos é "podia ter tido as férias estragadas, mas o Costa resolveu" :(
Imagem de perfil

De /i. a 29.08.2019 às 20:41

Exacto. Mas na carris também podiam pedir a requisição civil. Mas, claro o tio arménio era electricista na carris....  
Imagem de perfil

De /i. a 29.08.2019 às 21:34

Sim,  sei disso. Só fui irónica. 
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 29.08.2019 às 00:56

Tenho bem visto quem tem usado dois pesos e duas medidas perante estas  últimas greves. As forças ditas do operariado. O Mário Nogueira que não dá aulas há mais de 20 anos é ainda do sector?


https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/mario-nogueira-nao-da-aulas-ha-mais-de-20-anos-e-e-avaliado-com-base-em-artigos-de-jornais



É tudo normal, sem foras de jogo, ou pés em riste desde que os nossos ganhem, ou finjam que não perdem. Tamanho enjoo 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 01:47

A minha posição sobre os sindicalistas tem sido bem vincada - sobre sindicalistas e sobre o sistema partidário.


Mas o postal é mesmo sobre os que usam dois pesos e duas medidas perante as mesmas situações. Desde que os objectivos de cada um sejam atingidos, estão-se bem a lixar para os princípios. Inconsistência, Incoerência, Hipocrisia.
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 02:06

E sim, Mário Nogueira é ainda do sector, não está a cometer qualquer ilegalidade - o diploma ao abrigo do qual é avaliado data de 2012.
Uma coisa é discordares da lei e, até, pugnares  pela sua alteração, cf já defendi várias vezes. Outra, muito distinta, dizeres que algo legal é ilegal ou defenderes excepções à lei conforme dá jeito aos teus desígnios.
Falar em Democracia nestas circunstâncias é ridículo - mas tu já provaste não seres democrata, portanto não te incluis nos indignados de que falo.
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 02:29

E lê o que disse sobre não seres democrata como constatação e não como juízo de valor, sff - há mais regimes além da democracia e nem todos são totalitaristas, como sabes :)
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 29.08.2019 às 09:49

Julgo que nos órgãos sociais dos Bancos cabe tudo mais um par de botas. Sim, se é como dizes não percebo a lei. 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 10:08

É como te digo, Pedro: as leis podem ser - e muitas são! - incoerentes e mal formuladas.


Mas se ages invocando uma lei, é de elementar condição que a cumpras. O que não impede que a contestes.
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 29.08.2019 às 09:52

Quanto às claques deveriam ser extintas. Em maioria são uma cambada de energúmenos que só vão ao estádio para arrear e destilar ódio. 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 10:15

As existentes, sem dúvida!


Esta lei apenas veio legitimar essas gentes, em vez de acabar com elas.
Se as claques forem, como são nos EUA, modalidades - não com ginástica mas com coreografias e cânticos de bancada - os clubes controlam as mesmas e aí sim podem e devem ser responsabilizados. Como está, tens grupos autónomos com interesses próprios, ilegítimos e ilegais. Com apoios velados, com apoios abertos e com apoios ocultos - e muito dinheiro a circular.
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 29.08.2019 às 10:39

Droga - Claques - Futebol - Lavagem de dinheiro.


Nem percebo como é que o "macaco" anda fora de grades. Mora numa moradia na Foz. 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 11:04

O Macaco e outros, de vários clubes.


Acho bem que o SLB não tenha apresentado nenhuma claque. Acho mal que disponibilize salas para sócios, que alguns sócios transformaram em sedes de claques.
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 29.08.2019 às 12:03

Em jeito de provocação. O Vieira deve ser cá um D. Corleone. 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 14:18

Não sou das suas relações, nem sequer sei que empresas gere ou deixa de gerir.
Mas sei que qualquer pessoa que esteja muito tempo num determinado cargo, cria uma rede de contactos e estrutura procedimentos e processos, o que faz com que alguns processos sejam quase automáticos. Se há quem se aproveite destes processos para benefício pessoal, certamente também haverá quem o não faça - desconheço qual se aplique a LFV.
Sei que tem dívidas e aparentemente não está em incumprimento - o que não fará dele criminoso. Um criminoso é alguém que pratica crimes e, tanto quanto sei e é público, LFV terá praticado um crime menor, foi julgado, cumpriu o que foi decidido pelo tribunal e é um cidadão livre e sem inibições legais de qualquer ordem.
Também sei que causa muitas invejas pelo trabalho que tem desenvolvido, e que quando se trata de atacar um clube ou um partido ou um sindicato as pessoas tendem a baralhar factos com desejos, pessoal com profissional e etc.
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 29.08.2019 às 14:58

Existem, na bola, dois tipos de presidentes :
1- criminosos condenados. 
2-criminosos por condenar. 


Situação semelhante em qualquer estrutura que dependa do Poder para viver. 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 15:12

Discordo abertamente - não passa de opinião.
E injusta para com muitas pessoas que se dedicam às causas que abraçam.


Isso de "depender do Poder" significa o quê? Uma IPSS depende da Segurança Social e das autarquias para conseguir cumprir a sua missão, tanto quanto depende dos voluntários, dos mecenas e dos funcionários que tem. Há quem fique anos à frente de instituições apenas porque não surge quem renove as direcções. Há quem, aparecendo para renovar as direcções, seja afastado pelos sócios logo à boca das urnas porque não inspira confiança. Portanto, essas generalizações são feitas à dimensão da mundivisão de cada um.
Sem imagem de perfil

De ossapossabembeijar a 29.08.2019 às 13:01

Xi ... danou-se 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 14:19

Então? :)
Sem imagem de perfil

De ossapossabembeijar a 29.08.2019 às 14:22

Que tema ...
Eu achei piada umas afirmações que ouvi ontem (não importa de quem)
Sempre tiveram uma postura interessante "o que é da justiça a justiça trata"
Mas agora, perante este caso, ai nossa senhora que isto é um ataque ao sindicalismo e à democracia ... e então a justiça já não sabe o que deve fazer?
Vão plantar batatas. Ou se jaustam à lei ou mudem a lei.
Não há 3.ª via. Porra. Pim
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 14:41

Ora tungas! Ou tugas...
Foi por causa de comentários ouvidos e opiniões lidas que este postal saiu...
Sem imagem de perfil

De ossapossabembeijar a 29.08.2019 às 14:42

Percebi perfeitamente a intenção 
E saúdo-te ... (faço a respetiva vénia, agora no novo modelo Boris)
Mas esse tema só pode ser discutido com um extintor por perto
É que incendeia logo tudo
 pra beijokeira
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 14:47

Já terás percebido que eu não me furto a defender as minhas opiniões, menos ainda quando estão em causa matérias de cidadania, democracia ou princípios ;)
Aliás, são as únicas opiniões que valem a pena a pena defender - livros, arte, música são matéria de gosto, gosta-se por isto ou por aquilo, mas é gosto. E gostos podem partilhar-se mas não se discutem ;)


Sem imagem de perfil

De ossapossabembeijar a 29.08.2019 às 14:50

Bem sei
E defendes com argumentos
Mas não tes esquivas que outras exibam as suas defesas
:)
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 14:59

E tenho todo o gosto nisso - desde que sejam argumentos sólidos, porque achismos nestas matérias servem quando se discutem as leis para reformulação. Tratando-se do seu cumprimento é simples: ou defendes que se cumpra ou defendes que não se cumpra. Ou, como muitos, defendes cf dá jeito - e isso é indefensável, não há argumento que pegue.
Sem imagem de perfil

De ossapossabembeijar a 29.08.2019 às 15:07

Foi o que escrevi 
Ou se cumpre a Lei ou se muda a Lei
Assim não faz sentido 
Cierto??
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 15:35

Mas a questão é andarem uns a defender o cumprimento da lei apenas quando dá jeito.
Cf. disse a outros comentadores, invocar uma lei para determinadas questões exige que se cumpra a lei no seu todo, ainda que se conteste - são processos distintos.
No desporto como na política. Há incumprimento, penalize-se. Não há, aguente-se.
Agora andarem com história de claques ilegais (não há claques ilegais, pode haver apoio ilegal a claques - não são as claques que têm de estar registadas, são os clubes que só podem apoiar claques registadas) ou com histórias de estarem a atacar o sindicato com esta denúncia (afinal, o sindicato invocou a lei da greve e invocou a lei do sindicalismo; cumpre agora a quem acusa provar a acusação de não conformidade), isso é que é anedótico.


O SLB tem querido alterar a lei. E se a está a incumprir será no caso dos apoios às claques, o facto de não as registar é sobejamente conhecido tal como os porquês - e não é ilegal (todos os membros das claques são sócios, ao contrário do que se passa noutros clubes). As salas estão cedidas a sócios, é um facto. Que eu ache que os sócios são sócios muito específicos e que se apropriaram das salas para as transformarem em sedes das claques, acho - mas tenho que provar com provas admissíveis em tribunal que o fizeram com apoio e orientação do clube e não por espontânea movimentação dos sócios. Daí defender o seu encerramento - não haveria dúvidas quanto a tecnicismos manipuláveis. Porque entre achar e provar vai uma longa distância, e defendo a simplificação dos processos e dos procedimentos para evitar estas áreas cinzentas.
Sem imagem de perfil

De ossapossabembeijar a 29.08.2019 às 15:39

Onde assino pah? 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 15:42

Pode ser aqui no ombro :))
Sem imagem de perfil

De ossapossabembeijar a 29.08.2019 às 15:43

Tenho caneta futura daquelas azuis ...
Vais gastar muito gelinho pra sair
 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 15:45

O futuro é vermelho, o azul é mera circunstância :)))
Sem imagem de perfil

De ossapossabembeijar a 29.08.2019 às 15:48

Esta semana só vale azul ... conjuntural mas bale na mesma
Bem, sei que o vermelho é estrutural 
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 15:55

Como te disse, beijoqueiro, eu cá não gosto de melão - nem os como nem os guardo :)
Fico fula, mas passa depois do jogo. O que pode não passar, e não passa, são os apuramentos das causas - o Benfica não jogou um caraças, merecia ter perdido por mais, felizmente o Odisseyas não foi com o resto da equipa para o raio que os parta onde estiveram durante o jogo :D
E o Porto compareceu, ganhou. Mereceu ganhar.  Que o Benfica tenha percebido a mensagem. :)
E não, a azul não assinas nada. Nem a vermelho, já agora - assinaturas são a preto por causa das digitalizações :D :D
:*
Sem imagem de perfil

De ossapossabembeijar a 29.08.2019 às 16:48

Prontos
Desfazes o encanto pah
Mas prontos ...
Imagem de perfil

De Sarin a 29.08.2019 às 17:09

Assinatura a preto é linda :)))
Sem imagem de perfil

De ossapossabembeijar a 29.08.2019 às 17:11

A minha assinatura?
Achas?
Yessssssssss 
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 31.08.2019 às 22:33

Sobre esta polémica sou coerente com a minha de ver as regras: são para cumprir. Independentemente de ser ou não incomodo. Se está dentro das regras, deve continuar. Se está fora, deve acabar. As leis têm de ser cumpridas, seja no sindicato, política, futebol, na escola ou no trabalho.
Imagem de perfil

De Sarin a 01.09.2019 às 00:51

Nem mais!
Podemos contestá-las, mas enquanto as contestamos temos que as cumprir. Ponto.

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D