Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



F81EE9F3-E46C-4CEA-96DB-94F1415A31EA.jpeg

Ainda não percebi muito bem o que se passa no Parlamento português com aquele pormenor de os partidos sem grupo parlamentar não terem direito de intervenção nos debates quinzenais, nas interpelações ao Governo e nos debates da Nação.

Percebo que se tenha concedido um regime de excepção ao PAN, não se pretendia cortar a voz a um representante dos cidadãos.

E percebo que não se queira ter uma nova legislatura e continuar com o regime de excepção, afinal, tais regimes são excepção e não regra.

O que não percebo é ter o regime de excepção durado uma legislatura completa e ninguém se ter lembrado de alterar o regimento que obrigou a tal expediente. Nem os que agora o recusam, nem os que estariam dispostos ao jeitinho de novo regime de excepção. 

Os regimes de excepção são, ou deveriam ser, soluções de curto prazo, respostas imediatas carecendo ulterior regulação. Portanto, sim, não devem ser recurso primeiro.

Por outro lado, os deputados representam o Povo e portanto, sim, devem ter direito de intervenção proporcional ao número de cidadãos que representam. Não há regimento que se possa sobrepor ao direito constitucional de exercer a representação dos cidadãos. O Regimento da AR deveria, só por isto, ser invalidado e obrigar a alteração imediata - não é com carácter de urgência, era ontem.

Demagogos, censores, acomodados, fantoches ou apenas patetas, todos os deputados da anterior legislatura merecem apupos. Apupos renovados nesta legislatura e extensível a todas as anteriores - uma proposta de alteração do regimento entra no dia 29 de Outubro, e só no dia 6 de Novembro baixa à Comissão da especialidade? Uma questão interna, que se trata internamente votando e sem necessidade de estudos consultas assessorias, tem de andar a passear por secretarias e comissões para voltar ao local onde tudo começou? Caramba, como se conseguem regimentos destes?!

A gaguez de Joacine parece dom de oratória perante estas redundâncias.

 

imagem: maqueta do Hemiciclo (Norigem, Lda).

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 16:00

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



23 comentários

Imagem de perfil

De Sarin a 11.11.2019 às 17:53

Olá, /i. Bem melhor! Hoje até já publiquei 3 postais e tudo, como vingança da paragem forçada :))))
Pronto, 2 são 3/4 de postal, que não tive paciência para ilustrações :D


Sabes que concordo com seguir os regulamentos e alterar os regulamentos quando inadequados, portanto concordo com eles nisto de quererem seguir o regimento até à sua alteração...
Só não concordo, mas uma discordância com misto de desprezo, é com um regimento que impede a palavra a forças políticas eleitas!
Nisto, só três deputados têm desculpa, e não me venham com a história de que uns são melhores que os outros porque uns até defendem o regime de excepção! Mas qual excepção!!! Não devia ser princípio, não devia sequer existir motivo para a excepção! Que um partido com membro único disponha de menos tempo de intervenção é natural, deve haver proporcionalidade. Mas tem direito à intervenção, nem sequer deveria ser motivo de regulação o quem pode intervir!


Palermas, todos eles, incluindo os que já lá não estão e que votaram a favor do texto que assim define!
Imagem de perfil

De /i. a 11.11.2019 às 18:48

Exactamente. E o André Silva como lhe abriram a tal excepção bem podia fazer mais barulho para que os outros deputados solitários usufruam do estado de graça que ele teve. 
Imagem de perfil

De Sarin a 11.11.2019 às 19:02

Estava pelo "jeitinho", que só parece servir para isso mesmo, jeitinhos.

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D