Imagem do blog - Gaffe
cabeçalho sobre foto de Erika Zolli
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Favoritar. É um neologismo que significa "tornar favorito". Um verbo, portanto.
Poderia ser usado na vida partidária, mas felizmente não. Porque eu, que o uso, uso-o aqui na blogosfera. Para designar o acto de tornar favoritos os postais que pretendo trazer na volta das minhas viagens por aí.
E porque os favorito [verbo Favoritar conjugado no presente do indicativo], são automaticamente favoritados [agora no particípio passado] também pelo triunvirato, que os emoldura e deixa pendurados pelo burgo para que todos os habitantes, visitantes e até passantes se deleitem com as maravilhas d'Além.
Acontece que a rua que o Bailio disponibiliza para tal montra tem capacidade para apenas dez (#10) postais.... Dez! Isso trago eu numa viagem, caramba! Mas compreende-se, é suposto ser uma rua e não a Estrada Nacional 2.
A falta de espaço era notória, e há uns tempos a Almoxarife engendrou maneira de aumentar as paredes sem ultrapassar a altura definida. A Menestrel, claro, compôs as tabuletas e disse à Bobo: "vai e avisa que os Favoritos [podia ser adjectivo mas é nome] diminuirão lá pela blogosfera, mas que continuarão favoritados [particípio passado outra vez] aqui no burgo". A Bobo foi, mas entreteve-se pelo caminho e esqueceu-se do recado...
Como castigo, hoje está no Turismo a distribuir panfletos e a explicar o novo neologismo:
Desfavoritar. Que significa "apagar os favoritados [nome. dos favoritos que foram favoritados] depois de afixados no respectivo repositório".
E caso não saibam o que sejam tais repositórios, aproveitem para os visitar que eu tenho as marés em atraso e quero ir navegar.
imagem: definição retirada do "Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea", da Academia das Ciências de Lisboa
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.