Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Marine Le Pen consta da lista de oradores da Web Summit, Marine Le Pen já não aparece na lista de oradores, Marine Le Pen volta a surgir na lista... e enquanto o nome da chefe dos Nacionalistas franceses brinca às escondidas, na nossa praça muitos se insurgem contra este convite, contra esta presença, contra esta pessoa. Porque entendem não se dever dar tempo de antena a quem defende princípios fascizantes, e até persona non grata em Portugal lhe chamaram. [Persona non grata em Portugal? Atentou alguma vez contra o território, a cultura, a lei ou os cidadãos portugueses? Tanto quanto sei e é público, não. Portanto, poderá ser pessoa desprezada e até odiada por alguns portugueses, têm esse direito - não têm é o direito de a declarar "indesejada no país".]


Do outro lado, dos que defendem a sua participação, os nacionalistas mais ou menos encapotados atiram a luva da censura e da falsa democracia "que a uns convida e a outros proíbe".

 

E, algures num ponto que certamente não é o meio entre aqueles dois grupos, estão os que, como eu, se manifestam incrédulos com ambos os argumentos. Ainda não li nem vi nenhum outro, mas sei que existem - ou existiram em situações semelhantes.

 

A Web Summit tem como objectivo falar do futuro que se vive hoje e se espera amanhã. A organização é livre de convidar quem quiser. E, como qualquer organização apolítica, convoca elementos de organizações e entendimentos distintos que possam contribuir para o objectivo dos encontros que organiza.

Não me agrada que Marine Le Pen seja um desses entendimentos distintos, não por ter algo contra Marine cidadã mas por abominar alguns dos princípios defendidos por Marine e pelo seu partido. Mas o apoio que tem de tantos confere-lhe o estatuto de pessoa a ouvir.
Seria infantil ignorar que a extrema-direita tem peso na Europa.
Assim como é infantil querer silenciá-la cerceando-lhe o acesso à divulgação, ao debate - enfim, querer isolá-la na sombra. Na sombra crescem os fungos, senhores, e produzem das toxinas mais letais a que o homem tem acesso... percebem a analogia?
A melhor maneira de enfraquecer uma força é deixando-a actuar enquanto se exerce força contrária: deixem-na falar. Ouçam, ouçamos o que diz e perguntemos, questionemos, desmontemos os argumentos falaciosos que Marine, tal como antes Jean-Marie e outros nacionalistas antes dele, usaram usam e usarão. Aos argumentos mais sólidos contraponhamos soluções, apresentemos alternativas credíveis que anulem as questões levantadas e que incomodam os que lhe dão apoio e alguns dos que ainda não.


Claro que querer evitar a vinda de Marine Le Pen é censura. Óbvia censura que muito me entristece em democratas.
Mas uma coisa é uma Democrata dizê-lo, outra permitir que os Nacionalistas usem tal argumento: senhores nacionalistas, não apontem aos democratas um mecanismo de defesa como se fosse uma falha já que, pelos senhores, este mecanismo é usado como ataque. Inventem outro argumento – são os senhores que querem silenciar os outros, todos os outros; e que apenas não silenciam quando não têm poder para tal. Conhecemos os resultados quando o têm, e o curioso é que muitos dos que vos apoiam não: “só se aplica aos outros”.

 

Venha Marine! Silenciemo-la derrotando os seus argumentos.

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 17:25

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



69 comentários

Sem imagem de perfil

De Makiavel a 18.08.2018 às 17:55

Já percebi. O seu problema mesmo foi terem retirado o convite após protesto.
Vejo que tem um problema com quem demonstrou bom senso.
A troca de ideias já está a atingir foros de ataque pessoal. Evite isso. Já me atribuiu quota-parte de responsabilidade no crescimento da extrema-direita. Mantenha o nível.
Imagem de perfil

De Sarin a 18.08.2018 às 18:42

Ataque pessoal? Assim sendo, devo considerar que Makiavel me tem atacado desde o início, quando comentou ser eu inocente e não conhecer o mundo onde vivo, certo?
O nível? Makiavel subentende o que escrevo e tenta subverter as minhas palavras, sente-se pessoalmente atacado quando discutimos ideias e atitudes depois de me dizer, reiteradamente, que "brinco com o ovo da serpente" - e, se eu fosse dada a subentender as palavras dos outros, por oposição ao seu "não os convido" poderia ler também "mas Sarin convida". Ou em ter eu problemas "com quem demonstrou bom senso"...
Mantenhamos a discussão naquilo que escrevemos, Makiavel, e não naquilo que achamos que o outro talvez tenha escrito.

O meu problema é com o direito que se arrogam aqueles que consideram correcto pressionar terceiros a retirar o convite a cidadãos no pleno gozo dos seus direitos - não porque o fazem, mas porque dizem fazê-lo em nome da Liberdade.
Acontece que defendo a Liberdade por Princípio e não por simpatias.

E sim, responsabilizo todos os que defendem tal duplicidade por darem motivos à extrema-direita para nos acusar de intolerância.
Não gosta? Então faça o exercício: o que diria Makiavel se Cosgrove tivesse convidado Al Gore e, por pressão de crentes em teorias da conspiração que alegariam ser Gore uma fraude e uma ameaça à indústria actual, retirasse o convite?

E não adianta dizer que são políticas distintas - porque o cerne é esse, já que nenhum dos dois é criminoso ou pratica crimes quando defende as suas ideias.

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D