Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Hoje só quero isto.

por Sarin, em 23.03.20

o_pensador_do_seculo_xxi_474185.jpg

 

Não me apetece ler textos motivadores, não tenho riso para as piadas, não me interessa saber como vai a vossa vida dentro de quatro paredes. Hoje não quero saber do quotidiano para nada!

 

Porque ontem ouvi Bolsonaro desautorizar os Governos Estaduais e dizer que os centros comerciais e as escolas e os parques só fecharão quando o Governo Federal decidir. E o Governo Federal está a levar a COVID19 como leva todas as outras matérias: com o samba no pé e o Credo na boca. Literalmente, o Credo na boca, que o Messias crê que os pastores são os mais sábios no  orientar os seus rebanhos. E nos EUA iria parecido, mas vão arrepiando caminho, uma no cravo e outra na cavalgadura que é Trump. E pela Europa temos alguns que bem os tentam igualar, e oxalá as gentes que os defendem abram os olhos e percebam o calibre de tais milagreiros.

Porque ontem ouvi um padre português dizer que não podia nem iria deixar os fiéis sem missa, depois de a Conferência Episcopal Portuguesa ter suspendido as missas com fiéis e o Papa Francisco ter vedado a Praça de São Pedro às celebrações da Páscoa. E não me espanta que com tais catequistas cada um faça o que lhe apetece, como na Póvoa do Varzim, onde as gentes passeavam como se Primavera em 2019, as autoridades de segurança a meterem-lhes o calendário e os números dos infectados pelos olhos dentro tendo bem mais o que fazer.

Porque ontem ouvi o responsável por uma empresa de floricultura, das 5 grandes que há no Algarve, lamentar a perda total da produção que se avizinha, estufas enormes que exportavam tudo quanto produziam. E lembrei-me que quase somos auto-suficientes na produção de batata, com uns redondos 70% contra menos de metade de quase tudo o resto.

Porque ontem ouvi e continuei a ouvir a inércia de uma União que ainda recentemente chamei Comunidade Económica, e que hoje já nem isso. E, agora, que cada Estado-Membro faça o que quiser e no fim veremos o que sobra.

 

Porque ontem vi, todos vemos, todos os dias, os números da COVID19, e desculpem que vos pergunte: se é com palavras bonitas e desenhos fofinhos que esperamos ultrapassar esta crise, para que raio haveremos de a ultrapassar pois se iremos cair no mesmo?

Não me entendam mal, por favor: é fundamental manter a sanidade mental, e todos teremos os nossos mantras, entre desenhos e palavras e sei lá. Mas se há altura em que nós, os que agora estamos em casa, nada podemos fazer além de inventar uma nova normalidade, é esta. Nada podemos fazer, mas muito podemos pensar. Podemos ler. Podemos discutir. Podemos reprogramar-nos e podemos preparar o que queremos exigir - enquanto indivíduos, enquanto cidadãos, enquanto sociedade. Nunca o tempo esteve tanto a nosso favor.

 

Por isso, não, hoje não me apetece mesmo nada saber como está a correr a vossa vida entre o quarto e a cozinha nem quero saber quantas tranças conseguem fazer em cada perna ou o que disse alguém muito citado sobre qualquer coisa muito íntima e muito genérica. Hoje quero saber quantos de vós estarão a perguntar-se o que terão feito pelo SNS e pelas empresas de sectores estratégicos, como energia e telecomunicações, os deputados em quem votaram. Ou porque terei falado nestes sectores e não noutros. Ou que pensem porque nem votar foram, agora que sentimos na pele o que são as políticas estruturais. Sentimos na pele, não apenas na carteira, e sentir na pele belisca mais. Quero saber quantos de vós se interrogam o porquê de termos tanta empresa dedicada ao Turismo e tão pouca dedicada à produção alimentar, e quero que indaguem, que leiam, que tentem seguir as políticas que têm sido definidas onde e por quem, e quero que pensem nas implicações das nossas decisões e indecisões na hora de votar, de exigir, de facilitar.

Hoje só quero isto. Querer não custa, não é?

Boa continuação.

imagem de WILMARX

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 17:50

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



16 comentários

Imagem de perfil

De HD a 23.03.2020 às 20:30

Há dias que custam mais que outros... -.-
Imagem de perfil

De Sarin a 26.03.2020 às 17:26

E não apenas: o pessoal tem de manter o bom humor, é verdade; tem de manter a esperança, é verdade; mas não se pode alhear da gestão do país, e se há momento para pensar nisso, é agora. 
Imagem de perfil

De Rute Justino a 23.03.2020 às 20:47

Tem dias mais difíceis 
Imagem de perfil

De Sarin a 26.03.2020 às 17:28

E há dias de revolta, Rute: não nos podemos alhear das consequências das nossas escolhas de governação. Das políticas que permitiram que, esta década, se tenha desinvestido no SNS e investido na Banca. Investido? Gasto, esbanjado, dado! Enfim, estes dois são apenas exemplos :)
Beijocas, cuida de ti e dos teus :**
Imagem de perfil

De cheia a 23.03.2020 às 21:58

Como era bom que isto se resolvesse com passarinhos, florinhas  e palavras cor-de-rosa! 
Imagem de perfil

De Sarin a 26.03.2020 às 17:32

Os passarinhos e as flores e as palavras cor-de-rosa têm o seu lugar - mas não podem ocupar todo o espaço. Ou continuaremos iguais enquanto cidadãos... Já os regimes, tenho a certeza de que mudarão, mas se os cidadãos continuarem adormecidos como até aqui, as mudanças talvez não sejam as que necessitamos para termos passarinhos e florinhas e palavras cor-de-rosa :/
Imagem de perfil

De cheia a 26.03.2020 às 17:59

Tem razão! Sei que há muita gente, que tem muita dificuldade em enfrentar esta situação. Mas, não  podemos meter a cabeça na areia. Estou preocupado, muito preocupado, não alarmado, nem stressado, às noticias estou ligado. Muitos menosprezaram  este vírus, nunca foi o meu caso. Quem é que imaginaria o o Mundo, parado! Espero que aprendamos qualquer coisa.
Boa tarde.

Imagem de perfil

De Sarin a 26.03.2020 às 18:19

Também não estou alarmada, o alarme serve para aquecer o sangue e neste momento o que mais precisamos é de sangue-frio :)
Aprenderemos muito, resta saber quanto tempo nos durará a lição - e, mais concretamente, se nos durará a lição de que a política não é só coisa de políticos mas de cada um de nós, cidadãos.
Beijos, boa tarde.
Imagem de perfil

De /i. a 23.03.2020 às 22:36

Este texto merecia ser destaque. 



Imagem de perfil

De Sarin a 26.03.2020 às 17:42

E teve, foi destacado pelos que o leram e comentaram :)
Sou pouco dada a holofotes e a tags e a desafios da comunidade, /i. Vê tu que uma vez até reclamei das muitas visitas que tive num postal que só depois percebi ter sido destacado :D :D :D Género, porra, visitam este que é uma treta e sobre o outro que é sério nada dizem?! :D:D:D
Os destaques trazem também os visitantes ocasionais, e confesso-te que cada vez tenho menos paciência para comentadores que caem de pára-quedas e tiram ilações ou presumem umas tretas quaisquer sem sequer lerem todo o postal :)
Destaque é ser visitada e poder conversar com quem tem interesse no que tenho a dizer :) Por isso, obrigada por apareceres com frequência :**
Imagem de perfil

De /i. a 26.03.2020 às 19:29

Porque eu vejo às vezes destaques que... Enfim.. Deves estar atenta.. Sabes o que quero dizer....


Também não ligo a isso. É para o lado  que eu durmo melhor... E tens razão.
Eu comento muito aqui porque gosto de trocar ideias sempre com respeito. Brincamos e somos sérias quando o tema exige. O debate de ideias é sempre enriquecedor. 
Imagem de perfil

De Sarin a 26.03.2020 às 21:32

E até brincamos com assuntos sérios sem lhe retirarmos seriedade :D


Percebo o que queres dizer, mas os destaques visam essencialmente mostrar a diversidade da blogosfera, não destacar os postais mais interessantes ou apelativos :)


E concordo, o debate é sempre enriquecedor. E divertido ;)
Imagem de perfil

De João Silva a 24.03.2020 às 09:39

Percebo perfeitamente. Pois eu, fartinho até às pontas de romantismos FDP e de filosofias e o diabo a quatro, não quero saber de mais nada disto. Enquanto houver palhaços a furar tudo é achar que "são só dois minutinhos" e que o bicho não pega. Estou-me nas tintas para o país e para as teorias da conspiração. E sabes porquê? Porque tive a atitude responsável de me manter em casa desde o início de esta merda e de não sair. Só fui uma vez à rua, a uma consulta com a minha esposa. E sabes o que ganhei? Nada. À conta dos FDP irresponsáveis que andam para aí e por aí e das teorias de chacha de como isto vai mudar a nossa relação com o planeta, recebi a notícia da maternidade a informar que não poderei ver o nascimento do meu filho quando assim chegar o momento, que não poderei ajudar a minha mulher, que nem sequer os poderei ver após o parto, só quando os for buscar. E tudo isto contra a indicação da OMS. Portanto, estou farto de irresponsabilidade. Resta-me pensar nos meus, porque se adivinham tempos mais complicados. 
Imagem de perfil

De Sarin a 26.03.2020 às 17:49

Tenho muita pena, João. Não imagino como será doloroso, depois de meses de preparação, terem agora um parto assim apartados. Infelizmente, é o tempo que vivemos, e tal separação pretende prevenir infecções várias - os recursos são tão escassos que uma pequena complicação neonatal, ordinária e que noutras alturas seria rápida e eficazmente solucionada, neste momento pode significar recursos que não estão disponíveis. Muito triste, João, e oxalá seja curto o espaço de tempo entre a entrada na sala e tu pegares o teu filho.


Os irresponsáveis... já eram, não ficaram agora do nada. Por isso ser importante pensarmos como os evitar no futuro.
Beijocas, espero e desejo que tudo corra bem convosco e que o crianço faça uma entrada triunfal!
Imagem de perfil

De Isa Nascimento a 25.03.2020 às 17:27

Verdade Sara, "querer não custa"... Também formulo o mesmo desejo: "oxalá as gentes que os defendem abram os olhos".
Dias seguros! 
Imagem de perfil

De Sarin a 26.03.2020 às 17:50

para abrirem os olhos, precisam de tirar muitas das vendas que mantêm... mas oxalá, Isa, oxalá!
Obrigada, igualmente :**

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D