Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



É a greve, dear Dr Watson

por Sarin, em 14.08.19

29madozt.jpg

 

Tenho andado a tentar perceber esta greve. Não percebo.

Durante anos não ouvi os motoristas manifestarem-se sobre condições de trabalho, sobre remunerações, sobre horários, sobre funções. Ouvi, ouvimos todos, queixarem-se do preço do combustível e das exigências de formação.

Não afirmo que não se tenham manifestado; mas não serei das mais desatentas, e a minha memória não costuma falhar-me tão rotundamente, portanto assumo que se mantiveram calados, a falar baixo ou a falar em círculos muito restritos. Poderão ter falado... Não chegou cá.

 

Os motoristas de pesados têm de ter formação específica, a que acresce mais formação específica para algumas substâncias; têm imposições legais quanto às horas de condução contínua; têm restrições à circulação em algumas cidades; dormem nas viaturas quando em transportes de longa distância; são responsáveis pela segurança dos produtos que transportam; são solicitados para as operações de carga e descarga; não encontram facilmente postos de descanso onde possam estacionar, tomar um duche, esticar as pernas; e certamente mais umas quantas questões que não me ocorrem.

Exigir remunerações proporcionais às condições de trabalho não apenas é legítimo como é fundamental - basta-nos pensar que ao fim de um dia de trabalho voltamos para casa enquanto muitos deles se afastam na continuação da viagem, a casa possível às costas.

 

Mas...

Porquê agora?

Porquê sair de uma mesa de negociações que começou este ano?

Ouvi o debate. Foi confrangedor. Da ANTRAM apenas perguntavam "Mas onde está a contra-proposta que o SIMM e o SNMMP ficaram de enviar? Qual foi o ponto que a ANTRAM recusou negociar? Porque vão entrar em greve e interromper as negociações sem entregarem aquilo que se comprometeram entregar, conforme consta na acta?" E as respostas eram, invariavelmente "A proposta foi entregue na reunião.", "Disseram que não era necessário enviar mais nada.", "De leis não percebo muito."

Durante anos andaram felizes a receber ajudas de custo, sobre as quais não pagam impostos. Alguns gabavam-se disso. Agora, só agora descobriram que as ajudas não contam para efeito de reforma e subsídio de doença? O que está mal contado nesta história?!

 

Os motoristas têm um porta-voz que é putativo candidato às legislativas. Que "não vai comentar esse assunto durante a greve" - talvez porque se a greve correr mal nunca teria sido intenção e se a greve correr bem terá uma excelente rampa de lançamento. Mas posso estar a ser injusta e Pardal Henriques apenas entenda que não se devem aclarar águas turvas.

A ANTRAM tem um porta-voz que é irmão de um adjunto de um Secretário de Estado. Eu diria que as coisas estão bem equilibradas para os assessores...

E, mais uma vez, parece-me que os trabalhadores estão a ser manipulados por interesses obscuros.

Entretanto, desde que comecei este postal, na sexta-feira, e até hoje, as posições extremaram e a greve é agora um nítido braço de ferro. Força desproporcional de todas as partes. Temo que ninguém saia vencedor. Lamentavelmente.

 

Espero que esta greve traga para a sociedade civil a discussão da Lei da Greve. Que a coloque nos programas políticos dos partidos nestas legislativas, que se definam regras adaptadas aos dias de hoje e que seja permitido aos sindicatos independentes fazerem greves sem manipulações nem suspeitas.

Espero que esta greve traga a discussão da necessidade de investimento nas grandes obras estruturais: rede ferroviária; ligações fluviais, marítimas, aéreas e ferroviárias; oleodutos. São urgentes e já vêm tarde. Onde um plano nacional?

 

Espero, ainda, que esta greve demonstre que o Estado não pode deixar de ter mão nos serviços energéticos.

É que os mais distraídos parecem não se aperceber que a greve nada tem a ver com o Governo mas com os privados. Sim, com os privados. Que normalmente reclamam da intervenção do Estado, que entendem abuso, mas que quando se sentem ameaçados acorrem ao bastião do Terreiro do Paço.

 

imagem de Chema Madoz

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 13:20

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



3 comentários

Imagem de perfil

De /i. a 14.08.2019 às 17:06

E as declarações de surdina da Catarina e do Jerónimo? Se fosse o PSD a governar era gritaria que nunca mais acabava.  São greves fora da habitual capa da ugt, cgtp. Aliás este sindicalismo das avoila, dos arménios, dos nogueiras são só para a francha da função pública. A greve dos enfermeiros escapou ao sindicato, pois foi delineada pela bastonária nos bastidores. Coisa que é ilegal. As ordens profissionais não podem incitar, organizar greves.
Imagem de perfil

De Sarin a 14.08.2019 às 17:24

São para a função pública porque quase não há sindicalizados no particular.


A dos enfermeiros é um caso diferente - tem a bastonária e tem fundos que ainda estão em investigação... há grupos com muito interesse em bloquear o SNS, não viste quantos novos hospitais abriram com olho nas PPE? E não vês como foi a questão dos pagamentos da ADSE?


O Jerónimo e a Catarina não podem acusar os grevistas porque há justiça nas reivindicações; mas, por outro lado, há zonas cinzentas - e ninguém vai dar apoio quando esse apoio foi recusado... a FECTRANS, antes o demónio, agora é "excelente" para negociar. E não é por o PCP e o BE terem acordo parlamentar, mas porque uma negociação de um CCT não é matéria que se defina em dois ou três meses, muito menos uma negociação passa pelo não envio de documentação.
Imagem de perfil

De /i. a 14.08.2019 às 19:17

Em resposta ao comentário @MJP:
Agora nesta greve: é o pardaloco que tenta cercar o boy socialista da antram. E no meio estão os trabalhadores a levar pancada. Para mim o pardaloco é a pessoa ideial para o André de barba aparada acabar com o disco riscado: onde estão as vossas propostas

Gostemos ou não o pardaloco ora de maserati, ora de trotineta está a dar luta ao André da barba aparada. E colocou o costa em sentido, desta vez não substimou e publicou logo no DRE a requisição civil parcial. É um problema do sector privado (como relembras e muito bem), no entanto o Governo tem de assumir o papel de árbitro. Quando somos excessivamente dependentes desta forma de transporte: aerportos sem oleodutos, a rede de oleodutos e gasodutos é deficiente. (Gastamos tanto dinheiro em obras desnecessárias e estas que são importantes não as fazem).

[a palavra a quem a quer]:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D