Imagem do blog - Gaffe
cabeçalho sobre foto de Erika Zolli
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Tristemente, pouco ou nada tenho a acrescentar ao que disse no dia 1 de Junho. Por isso, reedito esse meu postal.
Oficialmente, o Dia Mundial da Criança é o 20 de Novembro.
Porque foi no dia 20 de Novembro de 1959 que na ONU se assinou a Declaração Universal dos Direitos da Criança. E foi no dia 20 de Novembro que em 1989 se assinou a Convenção dos Direitos da Criança.
Esta convenção é, apenas, o tratado internacional mais ratificado de sempre: 192 dos 193 países reconhecidos junto da ONU são aderentes. A excepção são os EUA.
Mas o dia 1 de Junho já anteriormente havia sido declarado Dia Internacional da Criança... em 1925, durante a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança realizada em Genebra,
Por isso, em 51 países o Dia da Criança continua a ser celebrado a 1 de Junho.
Mas apenas 115 países dos mais de 200 países existentes no Mundo comemoram esta data - ou melhor, 114, pois no Japão não se comemora o Dia da Criança mas sim o Dia das Meninas (3 de Março) e o Dia dos Meninos (5 de Maio), uma evidência de quão profundamente a sociedade nipónica ainda é machista.
A Convenção dos Direitos da Criança não é um mero quadro de boas intenções: é um tratado internacional, um documento que deve ser vertido na legislação de cada um dos cento e noventa e dois países que a assinaram.
Assenta em quatro grandes pilares, transcritos exactamente como constam no sítio da UNICEF:
E, no entanto...
... são cerca de 15000 as crianças com menos de 5 anos que morrem diariamente.
... a cada 7 minutos morre um adolescente de forma violenta; em 2015 foram cerca de 82000.
... um quarto das crianças com menos de 5 anos não está registada. Sem registo não há certidão, sem certidão não há acesso aos cuidados de saúde ou à educação.
... em África, 38,6% das crianças em meio rural e 25,7% em meio urbano estão subnutridas.
... 61 milhões de crianças em idade escolar nunca andaram na escola nem frequentaram o ensino básico.
... há países onde nem todas as escolas têm água canalizada, instalações sanitárias ou promovem a higienização: são 58 os países onde nenhuma escola tem água canalizada, 49 os sem escolas com instalações sanitárias básicas e 70 aqueles onde as escolas não têm nem água nem sabão para lavagem das mãos.
... há cerca de 152 milhões de crianças a trabalhar no mundo. Aproximadamente 18,2 milhões na indústria do vestuário e calçado, e cerca de 1 milhão na extracção de minérios para a indústria electrónica, actividade que também facilita a prostituição infantil.
... cerca de 17 milhões de mulheres adultas oriundas de países com baixos rendimentos disseram terem tido sexo forçado na infância, e cerca de 2,5 milhões de jovens mulheres de 28 países da Europa afirmaram terem sofrido violência sexual antes dos 15 anos. Não há dados sobre a violência sexual contra homens, não quer dizer que não exista.
... porque há muito mais.
Que, dolorosamente, é também muito menos.
Menos atenção.
Menos cuidado.
Menos futuro.
E menos prendas, por favor:
Muitas das que hoje serão colocadas nas mãozitas das crianças felizes estão marcadas por mãozinhas de crianças sem riso.
relembro as crianças no daesh,
ou, numa realidade oposta e mais nossa,
e mais poderia relembrar
mas, porque não perco a esperança,
deixo a ligação ao Tia! Tia! Tia!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.