Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



desafio de escrita dos pássaros #7

A máscara da Mercearia da Vila

por Sarin, em 25.10.19

[Tema #7 A Constança precisa duma mascara capilar mas o teu patrão só quer que vendas compotas de abobora com amêndoa. Convence-a a escolher a compota para usar]

A955E39A-C6EB-4230-BC0A-23053BDB05B5.jpeg

A máscara da Mercearia da Vila

Já vivi muitas vidas.

 

Recordo de numa delas estar na mercearia e a Constança me abraçar, perguntar se tudo bem e dizer precisar de um bom banho e de uma máscara para o cabelo. Acrescentou algo, mas interrompi-a, Compota de abóbora com amêndoas é o melhor para aplicares: a abóbora fornece vitaminas A e C, fundamentais para a saúde e o espessamento dos cabelos, e a amêndoa tem zinco, que lhes dá flexibilidade, e selénio, um antioxidante. Além disso, o açúcar realça o brilho natural... compota de abóbora é melhor que qualquer máscara capilar.

Lembro que comprou dois frascos, olhou o rótulo e dirigiu-se ao escritório da gerência. Falou em engano e não ouvi mais, não me interessava. Nada me interessava. Fiquei onde não estava.

 

Reencontrei a Constança nesta vida. Chorámos, recordámos outras vidas, chorámos mais, abraçámo-nos, sorrimos enfim. Ao sair deixou um papel, um email velho de muitos meses:

"Ex.mo Sr Dr Fulano de Tal,

Venho da Mercearia da Vila, loja que certamente conhece. A balconista vendeu-me compota de abóbora para aplicar no cabelo como máscara capilar, dizendo meias-verdades sobre os benefícios de tal mistela - e senti-a vazia de vergonha ou preocupação ao fazê-lo.

Recém-regressada de dois meses no deserto, estranhei a minha amiga de infância, a pessoa mais honesta que jamais conheci; mas se me dizia para comprar compota em vez da máscara, teria as suas razões e comprei.

Falei com o marido, gerente da loja de ambos. Contou-me estar apática, submissa, inerte desde que perderam o bebé, dias após eu partir. De nada soube, mas sei agora: da intrépida e animada amiga pouco resta. Já não chora nem ri, não fala sem que lhe falem, não rejeita as carícias do amantíssimo marido mas também não as acolhe... e ele, desesperado, cria-lhe tarefas absurdas, quase vis, na esperança de que reaja.

Conheço-a, crerá que ele a culpa e a castiga, ferindo-lhe a honestidade – e ela aceita, sente merecer todos os castigos por se impacientar com o filho que não mamava enquanto um aneurisma lho matava nos braços sem alarde.

A vida enganou-os, tentam sobreviver enganando a dor, enganando-se.

O Sr Dr é um psicólogo de renome. Mas nasceu cá, tem ligações a esta terra, a esta gente.  Não nos pode ajudar?"

 

Já vivi muitas vidas, e em todas tive a Constança para me apoiar, e até para me salvar. Em nenhuma gostou de doce de abóbora.


Nota de roda: o AO90 é uma abóbora e cheira a amêndoa. Amarga.

imagem: “Lady Godiva”, John Collier (óleo, 1898). De domínio público

[Desafio de Escrita by Pássaros]

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 15:00

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



37 comentários

Imagem de perfil

De A 3ª face a 25.10.2019 às 15:20

Agora li. Muito bom! 
Imagem de perfil

De Sarin a 25.10.2019 às 15:24

Não leste antes por teres sido boazinha :)))
É? Estou enjoada... :D:D:D
Obrigada :*
Sem imagem de perfil

De ossapossabembeijar a 25.10.2019 às 15:39

TOP, sempre TOP
Beijinho
Imagem de perfil

De Sarin a 25.10.2019 às 17:17

Obrigada, Sapo dos beijinhos :)
Beijos
Imagem de perfil

De /i. a 25.10.2019 às 16:50

 Muito bom. 
Imagem de perfil

De Sarin a 25.10.2019 às 17:18

Obrigada, /i. :)
Imagem de perfil

De imsilva a 25.10.2019 às 17:16

Outras vidas, muitas histórias...boas histórias. 
Imagem de perfil

De Sarin a 25.10.2019 às 17:21

Olá, imsilva :)
sabes uma coisa triste? Gostei do tema mas o texto não me saiu exactamente como queria - pensei-o em duas partes mas não tive vontade de o fazer e o email foi-me mais rápido :D:D:D
Beijos
Imagem de perfil

De imsilva a 25.10.2019 às 17:35

Achei o tema o mais parvalheira possível, mas curiosamente esta semana estou -me a divertir imenso nas leituras. Talvez tenhas tido mais olhos que barriga, e faltou-te aquele bocadinho, porque o essencial  está lá e é bom. Beijinho 
Imagem de perfil

De Sarin a 25.10.2019 às 17:40

Não foi ter mais olhos que barriga, até porque enjoei o doce antes de o provar :D
Não, foi mesmo não ter tido paciência para dedicar mais meia hora ao texto (uma hora excede o meu limite, e dediquei muito tempo em busca de uma imagem). Em vez do email, queria esta parte da história falada. Mas não apeteceu e aldrabei :D:D
Imagem de perfil

De imsilva a 25.10.2019 às 17:53

Não deixa de estar bom, mas percebo que ainda conseguirias pô-lo melhor. Não te preocupes que ainda há mais 10 para nos  darem cabo do cadastro. 
Imagem de perfil

De Sarin a 25.10.2019 às 17:59

Sinto-o inacabado. As peças estão lá, mas os remates são simples e eu queria em ponto ajour :) [e dito assim até parece que percebo alguma coisa de costura :D:D:D]
Mas sim, ainda tenho 10 para bordar....
Imagem de perfil

De imsilva a 25.10.2019 às 18:02

Acaba-o como querias e mostra-o ao pessoal na mesma, não nos importamos nada...
Imagem de perfil

De Sarin a 25.10.2019 às 18:06

Um destes dias talvez lhe mexa... deixa recuperar a vontade ;)
É capaz de demorar alguns dias :D
Imagem de perfil

De Happy a 25.10.2019 às 17:41

Muito bom!!
A sério, achei que lhe deste o teu cunho, claro!
Imagem de perfil

De Sarin a 25.10.2019 às 17:44

Obrigada, Happy :)
Não sei se leste o que disse à imsilva, uns comentários acima... há semanas de menos paciência ;)
Imagem de perfil

De Ana a Abelha a 25.10.2019 às 17:43

lindo, lindo, lindo  está fabuloso 
beijinhos 
Imagem de perfil

De Sarin a 25.10.2019 às 17:47

Obrigada, Ana :)
Beijocas
Imagem de perfil

De Catarina a 25.10.2019 às 19:52

Deu que pensar
Imagem de perfil

De Sarin a 25.10.2019 às 20:27

Ainda bem. Anda tudo a rir-se com a abóbora, aqui, olha... :)))
Imagem de perfil

De HD a 25.10.2019 às 22:07

É impossível não gostar de doce de abóbora :-D
Imagem de perfil

De Sarin a 25.10.2019 às 22:20

Pois eu enjoei! :D:D
Imagem de perfil

De HD a 25.10.2019 às 22:25

Só por algum tempo ;-)
Imagem de perfil

De Sarin a 26.10.2019 às 01:06

Claro :D
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 25.10.2019 às 23:32

A imagem está fantástica.
O texto está ao seu estilo.
Tenho doce de abóbora no frigorífico, raramente o como.
É doce demais. 
Bom fim-de-semana.
Imagem de perfil

De Sarin a 26.10.2019 às 01:09

A pintura de Lady Godiva é lindíssima - era esta submissão que procurava. Os tons abóbora foram bónus :)


Doce, mas preferencialmente com um pouco de queijo ;) só doce enjoa.
Obrigada, Maria :)
Beijos, bom fim-de-semana
Imagem de perfil

De Belinha Fernandes a 26.10.2019 às 02:45

Estava a ler e de repente a ouvir na minha cabeça, Minha laranja amarga e doce, meu poema. É assim, o teu texto, amargo e doce. O tema foi dos mais limitativos e andei às voltas. Mas acho que já estou a conseguir ser mais concisa à primeira, o que é bom, pois escrever o dobro  e ter de cortar...Já li todos os Desafios...e com tanta compota e tosta acho que não vou dormir sem passar pela cozinha!
Imagem de perfil

De Sarin a 26.10.2019 às 11:57

Por o tema ser limitativo é que gostei :) Obrigou-nos a construir a história em volta da história ou a permanecer na história (a venda da compota) correndo em torno das personagens.
Enjoei doce por uns tempos :D ainda para mais porque andaram a colocar cabelos na comida, canojo! :D
Sabes como faço? Vou olhando o número de palavras, sempre visível no friso inferior, e se quando chegar às 200 ainda não tiver a essência da história começada, volto ao início. Não coloco descrições a menos que essenciais à história (o vestido azul da Beatriz, por exemplo - cor do vestido das noivas medievais), e evito diálogos que roubem palavras desnecessárias... "olá, Constança, bom dia!" Pumba! 4 palavras para nada! :D isto, claro, se tiver uma história para contar, pois se me quiser centrar no diálogo serão fundamentais... Estou treinada com relatórios :D:D
Beijos, boa escrita e bom fim-de-semana :)
Imagem de perfil

De Belinha Fernandes a 26.10.2019 às 16:03

Sempre tive um grave problema com o poder de síntese! Esqueço-me completamente de olhar o contador, com o entusiasmo. Mas já estou a conseguir disciplinar-me! 

[a palavra a quem a quer]


Pág. 1/2




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D