Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



desafio de escrita dos pássaros #2

por Sarin, em 20.09.19

[Tema #2: O amor e um estalo]

uliana lopatkina (1).jpg

O amor e um estalo

O filho a cair-lhe nos braços e o seu amor a estalar-lhe no peito, de tão imenso rasgando-lhe o coração e o mundo. Descobriu, mais do que decidiu, ser agora daquela coisa minúscula e engelhada que chorava e cheirava a sangue, ao seu sangue, que lhes corria no corpo e ainda o cobria.

Deu-lhe pela noite peito e atenção, dorme, filho, foi-se embora o papão.

Contou-lhe os passos prendendo-o em si, vem, filho, a mãe está aqui.

Afagou-lhe maldades e enganos da rua, a culpa sei, filho, não pode ser tua.

Limpou-lhe lágrimas mais leves por hora, não chores, filho, que um homem não chora.

Tirou-lhe as canseiras de homem-criança, deixa que eu faço, filho, descansa.

Embalou-lhe os azares que não sortes do amor, esquece, filho, tens direito a melhor.

Sofreu-lhe as derrotas num alento incansado, anda, filho, o mundo é malvado.

Ouviu-lhe a palavra gritada, ruim, tem calma, filho, não fales assim.

Percebeu-lhe a fúria agitando-lhe a mão, cuidado, filho, que caio ao chão.

O punho a cair-lhe no peito e o seu amor a estalar-lhe os braços, de tão imundo rasgando-lhe o coração imenso. Descobriu, mais do que sentiu, ser agora aquela coisa minúscula e engelhada que chorava e cheirava a sangue, ao seu sangue, que lhe escorria do corpo e já a cobria.

 

Nota de rodachão: À diversidade da Língua Portuguesa tenho amor e um estalo dou ao AO90.

 

Imagem: Uliana Lopatkina dançando “A morte do cisne”

(coreografia de Michel Fokine, música de Camille de Saint-Saëns)

 

 

 

 

[Desafio de Escrita by Pássaros]

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 15:00

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



72 comentários

Imagem de perfil

De José da Xã a 20.09.2019 às 15:12

Ai Sarin...
Quantos assim por esse país?
Tanto amor dado para em troca se receber desamor.
Este texto faz pensar.
Simplesmente brilhante.
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 15:17

Obrigada, José.
Quantos assim por este país... demasiados. Um já o seria, mas são mais. Muitos mais.


Espero que possas ler e depois ver o vídeo. Complementam-se.
Obrigada :)
Imagem de perfil

De imsilva a 20.09.2019 às 16:22

Estou zangada contigo, quem és tu Sarin?
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 16:23

Zangada porquê, isabelinha?
Imagem de perfil

De imsilva a 20.09.2019 às 16:28

Que capacidades são essas, que te permitem fazer uma ode ao amor maior, e pôr as pessoas a chorar? Assustas-me.
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 16:33

Foi a Uliana a dançar que te fez isso, eu apenas escrevi o antes :)

(E por momentos assustaste-me, pensei se te teria deixado sem resposta num destes dias :s)
Imagem de perfil

De Happy a 20.09.2019 às 17:29

Soberbo. Triste, mas soberbo!
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 17:44

Olá, Happy!
Obrigada.
Beijos, até já :)
Imagem de perfil

De Ana a Abelha a 20.09.2019 às 20:26

triste mas tão verdadeiro 


beijos
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 20:33

É triste, sim. E começa a estar na moda, o matricídio... :(
Beijos, Ana.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 20.09.2019 às 21:13

Oh que lindo e .... emocionante!!!
Estamos a descobrir uma nova forma de escrita da Sara ... e tão bela!!!
Adorei o vídeo da Uliana lopatkina em "A morte do cisne" (amo dança clássica)!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 21:30

Olá, Luísa :) 
Esta escrita é também minha, mas pouco uso lhe dou ;) Obrigada :)
"A morte do cisne" é beleza pura! A música é linda e nesta dança a Lopatkina é ainda melhor que a Zakharova, que já por cá partilhei. Ambas estudaram no Bolshoi, ambas dançaram no Mariinski, ambas são fortíssimas... mas a Uliana dá-me um estalo no peito :)
Este texto nasceu para morrer nos pés dela.
(sei que amas. quem dança muito tempo não sobrevive sem ela :))
Beijos, Luísa :**
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 20.09.2019 às 22:31

Dor de mãe, ingratidão do filho.
Nem sei que dizer.
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 22:39

Pouco há a dizer quando a ingratidão do filho sulcou todas as marés com que a mãe o inundou. Ambos submergiram ao amor, ela por ter amado por ele, ele por não ter aprendido a amar. Estavam no mesmo barco, apenas um remava a vida.
Imagem de perfil

De /i. a 20.09.2019 às 22:36

Vivemos tempos difíceis nas relações. E os filhos quando atingem idades em que deviam estar mais tolerantes e estão a percorrer o caminho que as próprias mães já percorreram com eles  pequenos têm atitudes desrespeitosas  e desumanas. Lá está são vitimas da escolha de uma educação menos rígida e por vezes sem regras porque viveram uma educação  diferente (à base da opressão e violência física) e não queriam passar para os filhos essa forma de educar. 


Sou apologista de uma palmada no momento certo, faz milagres. Não  é palmadas para partir ossos. É que às vezes, vezes demais diria, assisto a situações em que os filhos é que repreendem os pais. Respondem de forma torta. Ora os pais é que têm de ser a autoridade e não serem dominados pelas birras ou humores dos filhos.



Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 22:43

Olá, /i.
É isso tudo! :) As pessoas violentas podem-no ser por muitos motivos, mas a educação é fundamental para quem não o é por biologia. Amar não é apenas cuidar e proteger, é também educar.
Imagem de perfil

De /i. a 20.09.2019 às 23:11

É isso, Sarin. 
Gostei da tua abordagem ao tema 2. Foste diferente (e vais ser única) e "homenageaste" um problema grave na nossa sociedade numa perspectiva de alerta. Mas, sem poupar a dureza da situação. 
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 23:14

Obrigada, /i.
Mas não fui a única - a Magda felizmente também o abordou. E de uma maneira muito interessante :)
Imagem de perfil

De Just Be a 20.09.2019 às 23:11

Este texto é forte. Fiquei parada no fim. Excelente reflexão sobre uma realidade cada vez mais presente. Beijinhos e bom fim de semana
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 23:23

Olá, Sónia! E obrigada pela apreciação.
O fim... Lopatkina a dançar corta a respiração :)
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 23:25

Corta-me de tal maneira a respiração que me esqueci de te desejar bom fim-de-semana :)
Beijos, até já :)
Imagem de perfil

De Just Be a 20.09.2019 às 23:30

Obrigada, fartei-me de rir agora...Beijinhos
Sem imagem de perfil

De belinha fernandes a 20.09.2019 às 23:26

Sarin. Texto extraordinário. Não é preciso alongar-me no comentário, pois não?
Eu dou sempre estalo ao AO a não ser que me exijam outra coisa. ;)


E obrigada pela visita!
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 23:28

Olá, Belinha. Obrigada :))


E quer dizer que o meu comentário entrou? Boa!!!!!
Beijocas, bom fim-de-semana :)
Sem imagem de perfil

De belinha fernandes a 21.09.2019 às 00:33

Sim! Entrou! E já chegaram mais alguns! <3
Imagem de perfil

De Sarin a 21.09.2019 às 00:36

Ainda bem!!
Eram talvez as definições? Porque abriu uma caixa que das outras vezes não abriu... [li-te mais do que o desafio, sou uma cusca :D] E há blogues onde continua a nada acontecer...
Sem imagem de perfil

De belinha fernandes a 21.09.2019 às 00:47

Sim, agora abre uma página com a caixa de comentar, é uma das hipóteses possíveis. Há mais espaço, os campos pareceram-me mais legíveis. Vamos ver como corre. Andei a ver as hipóteses de que me têm falado: o Disqus era giro mas não funciona sem eu mexer no template, e julgo que é mesmo por causa do blogue ser velho. Ora, eu até tenho medo de lá mexer, em tempos fazia isso, mas agora já tenho receio pois deixou de ser preciso. Uma coisa muito boa é que eu recebo os comentários que vocês fazem na minha caixa de correio. Isso o Blogspot não tem: ou se tem nunca dei por essa possibilidade. Ou seja, as pessoas respondem-me nos blogues delas e eu por vezes nem sei. Vou dormir. Nem metade dos Desafios consegui ainda ler! Amanhã. ;)
Imagem de perfil

De Sarin a 21.09.2019 às 00:50

Dorme bem :)
(ainda me faltam alguns, mas quero lê-los todos ainda hoje... esta madrugada, vá...)


E, se fosse a ti, pensava em importar tudo aqui para o sapal ;)
Imagem de perfil

De Rui Pereira a 20.09.2019 às 23:31

Muito bom!
Imagem de perfil

De Sarin a 20.09.2019 às 23:32

Obrigada, Rui.

[a palavra a quem a quer]


Pág. 1/3




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D