Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Há uns dias, no Postal sem pressa, falei das vítimas esquecidas em nome de outras vítimas mais recentes, e mencionei o algum abrandamento nos esforços de reconstrução em Moçambique após as passagens consecutivas dos ciclones Idai e Kenneth, ideia reforçada pelos testemunhos constantes na notícia inserida numa das ligações.

Hoje deparei-me com a notícia de que Moçambique não recebeu ainda um terço das verbas orçamentadas na ONU, o que compreendo - entendo que as verbas devem ser libertadas gradualmente sob pena de, num cenário de crise como o vivido, não haver controlo suficiente e ocorrer desperdício ou desvio. Por outro lado, acredito que tal libertação não será aleatória, mas devidamente articulada com as intervenções no terreno. E desejo que o tempo prove que esta frase não resulta de ingenuidade mas de esperança.

 

Quase simultaneamente, deparei-me com um postal no qual jpt fala do estado crítico de uma capela em plena Ilha de Moçambique. E onde digo uma, devo esclarecer, conforme faz o autor:

* Tratar-se da primeira igreja cristã no Índico austral, com perto de 500 anos;

* Ser o único edifício manuelino naquela região moçambicana, talvez até em toda a África austral.

 

A reposição da normalidade, a recuperação do modo de vida, é também um esforço emocional e intelectual, não apenas biológico, e os símbolos revestem-se de especial importância. As obras são também parte da humanidade que se pretende preservar, embora perante a emergência, vital, haja dificuldade em perceber ou aceitar urgências que não claramente de sobrevivência. Mas Notre Dame de Paris provou-nos recentemente que não terá tanto a ver com as urgências mas com a sua divulgação junto da chamada opinião pública e, especialmente, nos meios onde se encontram  autoridade e financiamento. A tal fama, a pesar quase tanto como as importâncias histórica e artística.

 

Abaixo insiro fotografia e transcrevo frases do postal " A capela manuelina da Ilha de Moçambique", que pode ser lido integralmente no blogue O Flávio.

 

capela.jpg

"Este é o actual estado da Capela da Nossa Senhora do Baluarte na Ilha de Moçambique, devastada pelo ciclone que assolou a região no final de Abril. (...)

Não creio que o Estado moçambicano possa, na actualidade, repará-la. (...) as urgências e as emergências são gigantescas e os recursos muito escassos.(...) a história da Ilha, pelo menos de XVIII para a frente, é a das constantes reclamações do estado arruinado das edificações – crises económicas, abalos na administração, guerras. E, acima de tudo, as intempéries. (...)

Em 1996/1997 esta capela estava em muito mau estado, tal como toda a “cidade de pedra-e-cal”. A Ilha havia sido proclamada Património Mundial pela UNESCO e houve alguma atenção sobre os edifícios. Em Portugal, a Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses (...) promoveu a reabilitação desta capela, devido ao seu estatuto histórico e ao seu simbolismo. A intervenção não foi muito cara (...) com utilização suficiente de mão-de-obra local. Eu sei que os tempos são diferentes, que há menos disponibilidades financeiras no Estado português.

(...) espero que haja nas autoridades portuguesas pessoas com a suficiente atenção para Moçambique e para a questão do património cultural tangível para disponibilizar a ajuda necessária para uma intervenção nesta capela, de importância única. E que o Estado moçambicano possa e queira acolher esse contributo."

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 07:30

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



[a palavra a quem a quer]:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D