Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Convém recordar: Fascismo e Eco

por Sarin, em 23.09.18

Alerta de Fascismo.jpg

 (fonte da imagem aqui)

Autoria e outros dados (tags, etc)

Obrigada por estar aqui.



7 comentários

Imagem de perfil

De Pedro D. a 23.09.2018 às 20:18

Tão parecido com o comunismo que até assusta... já dizia o outro: os opostos ....
Imagem de perfil

De Sarin a 23.09.2018 às 23:43

Nem culto às tradições, nem constante estado de ameaça (violência), nem repressão da sexualidade, nem apelo a classe social frustrada (mas classe social específica), nem rejeição às ideias modernas.
Várias diferenças, aliás - enquanto o fascismo pouco varia no planeta, o comunismo viu e vê abordagens distintas às questões apontadas. O que lhes é comum é o totalitarismo exercido.
Imagem de perfil

De Pedro D. a 24.09.2018 às 08:55

Com excepção do culto às tradições, todas as outras que mencionou estão no comunismo. Então não há um constante estado de ameaça? Na Coreia do Norte é apenas boa vontade do povo ouvir e calar? Assim como Cuba, Venezuela....
Não há represssão da sexualidade? Já foi a Cuba? Coreia, na ex-URSS...
O comunismo tal como o fascismo vive das frustrações de uma classe social - o proletariado. Não há rejeição das ideias modernas?? A proibição de marcas e conceitos ou redes sociais exteriores a esses países é o quê?

O fascismo varia bastante e tem as mais variadas formas, tal como o comunismo, por isso temos o Franquismo, o Salazarismo, etc...

PS - A superioridade moral dos comunistas; Álvaro Cunhal / O Livro Negro do Comunismo / O livro Negro do Capitalismo.
Imagem de perfil

De Sarin a 24.09.2018 às 10:02

O Pedro está a olhar para Regimes, não para Ideologias. Umberto Eco referiu-se a estas, e aos seus apoiantes. Tal como eu.

Sobre os Regimes:
Os Fascistas foram muito mais parecidos entre si do que os Comunistas entre eles.
Dos exemplos que aponta, o estado de ameaça refere-se, em Eco, ao discurso sobre ameaça externa bélica - comum nos regimes fascistas, não generalizado nos regimes comunistas. A repressão da sexualidade é, mais uma vez, comum aos regimes fascistas, em que a sexualidade é moralizada e restrita ao foro marido/mulher, mas não transversal aos regimes comunistas - nem todos reprimem a homossexualidade, nenhum reprime a heterossexualidade.
A classe social frustrada nos regimes fascistas é a classe média a média-alta (engloba de trabalhadores a aristocratas), frustrada pela perda de poder económico ou poder social; nos regimes comunistas é o proletariado (trabalhadores), frustrado por não conseguir poder económico ou poder social - cf disse, específico.
A proibição de marcas estrangeiras e de redes sociais estrangeiras é Proteccionismo e Controlo - os regimes comunistas abraçam a modernidade industrial e tecnológica desde que nacional ou de países amigos. (Na China têm redes sociais nacionais, por exemplo; em Cuba, tecnologia médica, pex) Alguns regimes fascistas também o fazem/fizeram, mas não transversalmente. Relembro que modernidade não é apenas tecnologia - é também costumes, arte, moda, ... ... Veja a estagnação chilena, o conservadorismo português, ou a influência do nazismo ou do fascismo italiano na cristalização da sociedade nos respectivos períodos.

As variações nos regimes fascistas são operacionais e ao nível da maior ou menor repressão e capacidade bélica. Nos regimes comunistas, as variações são não apenas quanto ao nível de repressão mas também posicionamento face à economia e à própria sociedade.
Imagem de perfil

De Pedro D. a 24.09.2018 às 12:56

Eu percebi o que Umberto Eco referia, até porque tive nos idos anos 90 exactamente a mesma discussão com ele que estou a ter consigo - durante o meu Erasmos - foi meu professor de semiótica na Uni. de Génova, apesar de ele ser professor em Bolonha. (assisti a uma discussão entre ele e Nogueira Pinto que não deu porrada por um triz - Eco tinha um feitio de....)

É óbvio que um comunista assim como um fascista não admitem que têm ideologias que fazem os regimes baseados nelas serem idênticos. Ora, se o admitissem, estariam a dizer que eram iguais ao seu antagónico espectro político. Mas as bases doutrinárias totalitárias seguem de muito perto umas das outras as linhas sociais.

Há vários tipos de comunismo, assim como há vários tipos de fascismo. Desculpar os regimes comunistas, com uns fazem, mas não são todos, também serve para o fascismo: ameaça externa bélica praticamente todos os regimes comunistas a fazem como os fascistas; "a sexualidade é moralizada e restrita ao foro marido/mulher" ambos a fazem, aliás os comunistas são mais moralistas nessa matéria - qualquer regime fascista é machista e admite a existência de amantes por parte do homem, etc, etc...

Os fascistas compartilham muitas características comuns comunistas: a veneração ao Estado, a devoção a um líder forte, um ênfase à nação, o etnocentrismo e claro o militarismo.

os regimes comunistas abraçam a modernidade industrial e tecnológica apenas e quase exclusivamente para uso bélico e clínico enquanto o povo continua a não poder usufruir desses ditos avanços, assim como nos regimes fascistas.

Mas isto é apenas uma pequena "discussão" nos comentários que para ser bem debatida, repito debatida - porque há pessoas que levam o debate como se fosse uma guerra - teria de ser feita em outro local. Talvez um tema para um post!! Mas agora ando sem tempo.
Imagem de perfil

De Sarin a 24.09.2018 às 13:52

Andamos sem tempo, Pedro, andamos... tenho sido parca em palavras e ainda mais escassa em comentários e postais por falta acentuada de tempo!

Mas voltaremos ao tema, certamente - o que une ambos os regimes, o Totalitarismo, tem pano para mangas... e o que os distingue, também.

a palavra a quem a quer




logo.jpg



Localizar por cá

  Pesquisar no Blog



Memórias

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.