Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Companhia Nacional de Bailado solidária

Um pequeno contributo para quem faz muito - a favor da Fundação Portuguesa de Cardiologia

por Sarin, em 08.10.19

D5CDAE84-4CA7-49BD-895E-59236418B833.png

Não sou de Lisboa. Não vivo em Lisboa. Nunca quis viver em Lisboa.

Mas há dias em que o lamento.

O dia 9 de Outubro será um desses dias.

Porque a Companhia Nacional de Bailado abrirá à solidariedade as portas do Teatro Camões, no Parque das Nações. Será um Ensaio Geral do espectáculo "Hans van Manen". E um ensaio geral é uma espécie de ante-estreia, um ensaio com tudo no lugar: fatos orquestra bailarinos cenários... e, no caso, espectadores. Que, doando um mínimo de 12€ à Fundação Portuguesa de Cardiologia, poderão assistir a um ensaio que é um espectáculo. Leiam este "espectáculo" como nome e como adjectivo - é ambos, ou não falássemos da CNB a dançar coreografias de van Manen. Sim, a nossa Companhia Nacional de Bailado, que tem bailarinos nacionais galardoados lá fora e que tem bailarinos estrangeiros galardoados lá fora que se sentem em casa entre nós. Recordem estas estrelas.

Suponho não ser necessário apresentar a bem conhecida Fundação Portuguesa de Cardiologia. Mas nunca é demasiado salientar a importância das suas acções de prevenção e rastreio das doenças cardiovasculares, a primeira causa de morte em Portugal. Será sempre bom recordar a importância do seu trabalho no tratamento e reabilitação de doentes, porque a doença pode matar, sim, mas há quem ensine a controlá-la e a viver com ela. A viver apesar dela.

E nunca será demasiado o apoio que damos a estas gentes, a estas pessoas, a estas causas.

Poderão encontrar pormenores no sítio da FPC, acima ligado, ou na sua página do Facebook.

 

Para não haver dúvidas quanto ao teor deste postal, informo que nada tenho a ver com a Fundação Portuguesa de Cardiologia - mas pediram-me a divulgação, e eu não poderia recusar. Nem quereria. Porque gosto de bailado e gosto da CNB. Porque sei o que é o trabalho sem fins lucrativos e aprecio o esforço da FPC. E porque a Saúde Pública é também responsabilidade minha. Porque me afecta, porque a afecto. Por isso escrevo este postal, e por isso vos agradeço terem-no lido sabendo ao que vinham.

 

Aos que puderem contribuir mesmo não indo, tenho a certeza de que a Fundação agradece a vossa ajuda. Eu sei que agradeço.

Aos que puderem ir, saibam que não vos invejo. Mas pudesse eu e trocaria de lugar convosco num ápice! Se tiverem pena de mim, venham contar como foi. Ou, vá, escrevam um postal.

 

Deixo-vos um relance de Hans van Manen. Os créditos estão todos no filme.

 

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 15:10

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



30 comentários

Imagem de perfil

De Cláudia Ventura a 08.10.2019 às 16:33

Acho que é uma iniciativa de louvar e eu, se morasse em Lisboa ou arredores, seria um evento a não perder!!! 
Imagem de perfil

De Sarin a 08.10.2019 às 16:38

É mesmo, Cláudia!
Mesmo morando em Leiria, iria - noutra semana :(
Imagem de perfil

De Toze a 09.10.2019 às 10:34

Moro em Coimbra, não vai dar para estar presente, mas irei contribuir sim 
Imagem de perfil

De Toze a 09.10.2019 às 10:52

Por uma boa causa tudo vale a pena
Imagem de perfil

De Sarin a 09.10.2019 às 11:06

Sou mais moderada no tudo, mas sim, toda a ajuda conta :)




O tudo tem a ver com os meios e os fins, e tal... ;)
Imagem de perfil

De Toze a 09.10.2019 às 11:15

Exactamente! 
Não podemos financiar causas duvidosas...
Imagem de perfil

De Sarin a 09.10.2019 às 11:27

Nem dar mais do que podemos, nem inventar falsos pretextos para conseguir que outros dêem para causas meritórias, nem pedir contrapartidas. No caso, é uma doação da CNB (não sei se o Teatro cobra ou se também se associou); mas se fosse um baile ou um jantar em que o angariador tivesse que pagar todo o evento não publicitaria - não gosto do conceito "investir para angariar caridade".
Imagem de perfil

De Toze a 09.10.2019 às 13:21

Subscrevo
Imagem de perfil

De Rute Justino a 09.10.2019 às 14:51

"Não sou de Lisboa. Não vivo em Lisboa. Nunca quis viver em Lisboa.

Mas há dias em que o lamento."

Estas palavras podiam ser minhas!

Imagem de perfil

De Sarin a 09.10.2019 às 15:00

Podes adoptá-las, eu não me importo :)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 09.10.2019 às 15:49

E vou muitas vezes a Lisboa.
Desconhecia este evento, mas se soubesse mais cedo, acho que iria.
Tão bom seria se o fizessem, também, no Porto.
Imagem de perfil

De Sarin a 10.10.2019 às 00:06

Tenho pena de ter publicado tão tarde, mas havia recebido o email menos de duas horas antes :(
Seria bom que deslocalizassem, sim. Esperemos :))
Imagem de perfil

De Maria Sá a 09.10.2019 às 17:49

Divulgar ou publicitar algo, por muito nobre que seja (como é o caso), nem sempre é fácil. Recebi a mensagem inteira com um bom texto, obrigada! Vivo longe de Lisboa, mas hoje ia lá de coração. E a Fundação merece o destaque, obviamente.
Imagem de perfil

De Sarin a 09.10.2019 às 23:32

Obrigada pela apreciação, Maria :)
Só publiquei ontem porque me enviaram o pedido à hora de almoço :( Soubesse mais cedo e mais cedo teria publicitado.
Imagem de perfil

De Belinha Fernandes a 09.10.2019 às 19:35

Olá cara Sarin! adivinha quem virou Sapa! Moi! Je! Eu! Seguindo a tua sugestão, e depois de ontem a IMSilva me ter dito que não tinha conseguido comentar no Palavras cruzadas, fartei-me! É chato para mim, mas também é muito chato para quem lá vai. Para já apenas vou publicar os Desafios,depois logo se verá. Quanto ao Ensaio...é já hoje! Também não gostaria de viver em Lisboa e até sou alfacinha. Mas é uma pena que as iniciativas culturais - ou esta, tão interessante, de recolha de fundos - não sejam mais descentralizadas. Fica, para mim, sempre dispendioso assistir: é a deslocação mais ingresso e extras, que a gente sempre tem de comer. Por vezes até são...e ficam meio vazias. 
Imagem de perfil

De Sarin a 09.10.2019 às 23:30

Olá, Belinha!
Boa, boa, boa! Podes, até, publicar cá e lá :) Confesso-te que o blogger me irrita porque não está optimizado para telemóvel (penso que os meus comentários entraram, mas porque ao pc)
E boa, boa, boa que consigas ir! Tenhas ido, melhor dizendo agora que olho o relógio. Conta como foi, porfavorporfavorporfavor :)))))


Sim, a descentralização ainda é uma realidade distante - embora haja por cá bons espectáculos e bem mais baratos que por aí; obrigatoriamente, a oferta é muito menor. De quando em vez vou até aí arejar. Mas esta semana não posso mesmo ausentar-me :(
Oxalá te divirtas! Beijocas
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 09.10.2019 às 22:34

um espetáculo solidário, sendo o mais importante a mensagem!
Imagem de perfil

De Sarin a 09.10.2019 às 23:23

É mesmo, Último.
Um bonito gesto da CNB em prol de uma obra meritória.
Imagem de perfil

De /i. a 09.10.2019 às 23:10

Bonita iniciativa.
Imagem de perfil

De Sarin a 09.10.2019 às 23:21

Olá, /i.
É sim, pena ser em Lisboa - e pena esta ser uma semana em que não me posso ausentar.


(Devo-te respostas, a ti e a outros comentadores... já não será hoje, mas será antes da manhã - estou a acabar dois textos para o jardim zoológico)
Imagem de perfil

De Rui Pereira a 09.10.2019 às 23:59

Também não posso ir... :)
Confesso que a última vez que fui a um bailado deu-me um sono... mas gostei! ;)
Imagem de perfil

De Sarin a 10.10.2019 às 00:03

A esta hora também já não ias ;)
Já me aconteceu não gostar muito de um bailado - pronto, o meu "não gostar muito" é capaz de ser gostar muito mais do que algumas pessoas :)))) Mas acontece :)
Imagem de perfil

De Rui Pereira a 10.10.2019 às 00:14

Ah, pensei que com a diferença horária... pois, não ia dar! ;)
E eram só bailarinas giras, diz-me lá se não fossem!
Pois, o sono também acontece... :)))
Imagem de perfil

De Milorde a 10.10.2019 às 13:31


Também não sou de Lisboa. Sou bem cá do norte. Parece-me ser um espectáculo bem fascinante de ver e, adicionado ainda a essa componente solidária, ainda melhor!
Bem hajam.
Milord saúda-vos :D
Imagem de perfil

De Sarin a 10.10.2019 às 21:05

Espero que tenha sido um bom ensaio-espectáculo, sim. Mas uma pena que não haja destas iniciativas fora das grandes urbes :(


Voltai quando vos aprouver, Milord [dito com vénia] :))))
Imagem de perfil

De Milorde a 10.10.2019 às 21:12

Voltarei com toda a certeza. 
Imagem de perfil

De Sarin a 11.10.2019 às 16:20

Então até breve.

[a palavra a quem a quer]


Pág. 1/2




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D