Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Carta aberta à Equipa do Sapo Blogs

por Sarin, em 07.07.19

Leiria, 7 de Julho de 2019

 

Cara Equipa dos SAPO Blogs,

 

Quando comecei este blogue, em Abril de 2018, não tinha objectivo, não tinha conceito, não tinha, sequer, ideia de ser bloguista - e como já escrevi sobre, não me repetirei.

E, assim inconsciente da bloguista em mim, desconhecia várias (muitas!) funcionalidades que os vossos bons e atentos ofícios nos  disponibilizam. Bem sei, criaram o Sapo intuitivo, e por isso com tempo e curiosidade fui descobrindo algumas (A culpa é do HTML, lembram-se?), apercebendo-me e percebendo mecanismos... em suma, fui-me ambientando.

Funcionalidades haverá que ainda me são misteriosas, estou certa. Por exemplo, mais de um ano andei sem saber o que fosse "seguir perfil" - mais de um ano a ser formiga; devo explicar que apenas recentemente descobri para que serve, e por mero acaso: a área de leituras, aquele ícone azul sempre visível, não aparece listada no menu... não fosse ter-se o cursor desviado quando seleccionava o blogue e provavelmente continuaria desconhecedora de tal serviço.

Que em dias de pouca disponibilidade me permite passar os olhos no que escrevem os meus autores preferidos, os tais de "seguir perfil", aqui nos Sapo Blogs. Não terão por aí uma qualquer funcionalidade para leituras em dias de indisponibilidade, não? Ser-me-ia muito útil, creiam!

 

Todo este intróito, caros membros da Equipa, para vos expor algumas considerações que, espero e desejo, entendam como pedido de ajuda para bloguistas distraídos e de telemóvel em punho como eu:

 

* Sobre os ícones e menus

Ícones não identificados ou não listados em menu arriscam-se a passar despercebidos, e é lamentável que o nosso desconhecimento não permita usufruir da plenitude do vosso labor. Sugeria-vos que as funcionalidades em ícone surgissem também listadas em menus - não serei das mais desatentas, e reparem como a Área de Leituras se me escapou durante tanto tempo...

 

* Encontrar a Ajuda Blogs

Quem começa um blogue pode não perceber nada de blogues, pode até nem saber que há uma Equipa sempre atenta às dúvidas que expomos. Talvez se pudessem anunciar firme e indubitavelmente? Ao telemóvel, a ligação Ajuda remete para o suporte a clientes do Portal Sapo e não para o Ajuda Blogs - um desastre para quem perdido! Quem chega e desconhece precisa de coordenadas imediatas... também eu tenho um mapa, anunciado com ícone e tudo, e desconfio que ninguém lhe liga - mas acredito que a Equipa consiga, em vez de obsoletos mapas, apresentar-se com GPS.

 

* Funcionalidades de edição

As funcionalidades são imensas. Mas há algumas que são básicas e que até têm ícones na edição do postal. Mas nem todos os que gostam de escrever sabem usá-las, têm desenvoltura para procurar literaturatura sobre, possuem à-vontade para perguntar. Se, destacado na área onde criamos os blogues, estivesse um postal que sumariasse, reunisse os postais sobre edição... talvez, talvez, ajudasse quem não sabe pedir ajuda. Recordo, sorrindo, ter estado algum tempo sem saber como inserir vídeos; mas não sorrio ao recordar que há quem assim se mantenha, alheio a vídeos e a hiperligações ao fim de muitos meses, talvez anos. Porque não sabe como pedir ajuda, porque não quer pedir ajuda... talvez concordem comigo quando digo ser um desperdício de criatividade, impedir-se alguém de algo fazer por tal não saber nem saber perguntar?

Ainda sobre este ponto, sinto a falta, nas funcionalidades disponíveis em telemóvel, das "dimensão dos caracteres" e "alinhamentos e justificação" - com elas, quase nem notaria diferença na edição entre pc e telemóvel!

 

* Sapo Blogs: blogs com gente dentro.

Concordo com o vosso lema. E por concordar lamento não sabermos quem são os membros da Equipa que nos une.

Quase jurava ter visto uma página com a Equipa, mas confesso-me perdida sempre que a procuro. Talvez a tenha imaginado por a querer real, talvez se inclua nas tais funcionalidades que ainda desconheço?

[Há pouco li que perderam um colega. Lamento a vossa perda.] 

 

* Dos vossos objectivos para 2019 e dos Temas

Sugiro-vos que nos permitam classificar o tema de cada postal. Sou opinante, é certo, mas nem tudo o que publico é opinião. As excepções não serão muitas, não neste blogue, mas imagino a reacção de um leitor não habitual que consulte o vosso tema Opinião e se depare com um meu postal de dança... sorrio, porque há já algum tempo também eu perguntei num blogue que opinião continha a lista publicada, o que se me escapava ali pois procurava opiniões e não as descortinava... o postal era afinal de divulgação.

Sugiro-vos também que dêem aos leitores a possibilidade de indicarem o tema em que enquadrariam o postal - uma grelha discreta no rodapé de cada um serviria tal fim. Promoveria uma melhor definição do tema, envolveria os leitores e permitiria alguma auto-avaliação aos autores, por vezes surpreendidos pelo enquadramento que lhes é dado - certamente se recordarão do espanto de alguns de nós aquando da iniciativa da Magda e do David, aqueles divertidíssimos Sapos do Ano, ao nos vermos em categorias onde não nos imaginaríamos. Estará este desfasamento relacionado com a percepção do leitor, e isso ajudar-nos-ia a perceber até que ponto conseguimos transmitir a mensagem como desejamos.

 

* Destaques

Nem sempre consulto, agora que descoberta a Área de Leituras. Muitas vezes nem noto os de autores que sigo e menos ainda noto os meus, pelo que não os agradeço - já o terão percebido, e o porquê está no início da frase.

Os destaques seguem critérios editoriais vossos, os quais respeito e não questiono. Mas sugiro que os postais tenham uma funcionalidade que permita aos leitores sugeri-los para destaque. Porque na Equipa não conseguem ler tudo o que é produzido.

Claro que esta sugestão teria de ser bem gerida (ID Sapo, sem repetições, sem recorrência, ...) e continuaria a não passar de sugestão, em nada sendo vinculativa ou semelhante a concurso... considerem uma sugestão para sugestão.

 

* Do teste dos sapinhos de reacção

Esses sapinhos, a cujo teste aderi talvez logo no primeiro dia em que os disponibilizaram, assemelhavam-se aos likes do Facebook - e confesso-vos que um dos motivos pelos quais gosto dos Blogues e odeio figadalmente o Facebook é, exactamente, as reacções nos blogues exigirem mais do que um clique, promoverem realmente a comunicação. Serei a única a assim pensar? Sigamos...

Testei os sapinhos, achei as 3 opções muito limitadas, saí do teste e escrevi-vos explicando porquê.

Escrevo-vos agora abertamente pedindo que nunca nos permitam reduzir a comunicação a um toque no cursor - ou, se o fizerem, que nos obriguem a escolher entre muitas opções, porque os blogues Sapo têm gente dentro e a gente quer-se a pensar.

 

Enfim, penso que é tudo. Demasiado, até - mas aproveitei ser carta, assim aberta a minha alma sobre estes nossos blogues que são filhos também do vosso trabalho.

 

Obrigada

pelo excelente trabalho que desenvolvem,

pela  solicitude com que respondem,

pelo humor com que me aturam,

por estarem aí.

 

Beijos,

Sarin

(a.k.a Sara)

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 16:10

Obrigada por estar aqui.



14 comentários

Imagem de perfil

De Rui Pereira a 07.07.2019 às 22:57

Tanto tempo sem utilizar as "Leituras"?
A funcionalidade "Leituras" é a mais prática para ter um acesso rápido às publicações dos autores que seguimos. O meu método de navegação no SAPO Blogs passa sempre pelo acesso a esta funcionalidade.
Considerações pertinentes!
Imagem de perfil

De Sarin a 07.07.2019 às 23:04

Exactamente, Rui, tanto tempo!
E descobri por acaso - no telemóvel não aparece "área de leituras" em lado nenhum... Mas, agora que as descobri, é o meu primeiro acesso quando com pouco tempo! Era frustrante, ter pouco tempo e ir aos blogues que gosto para descobrir que não havia postais novos :(
Imagem de perfil

De Rui Pereira a 07.07.2019 às 23:22

Nunca acedo no telemóvel...
Sim, sou antiquado! :)
Imagem de perfil

De Sarin a 07.07.2019 às 23:29

Eu acedo quase sempre, não por modernismo mas porque trabalho por conta própria e o pc é usado para trabalho, pesquisa, actividades de cidadania... se me ponho a navegar e a brincar ao pc, perco a noção do tempo (e olha que faço noitadas a trabalhar, há trabalhos que em escritório não rendem).
Imagem de perfil

De a dESarrumada a 08.07.2019 às 01:42

"Ainda sobre este ponto, sinto a falta, nas funcionalidades disponíveis em telemóvel, das "dimensão dos caracteres" e "alinhamentos e justificação" - com elas, quase nem notaria diferença na edição entre pc e telemóvel!"





Preciso tanto disto! Tantas e tantas vezes que escrevo um post no telemóvel e tenho que esperar estar no PC para o deixar mais bonitinho e só depois postar...
Imagem de perfil

De Sarin a 08.07.2019 às 01:44

Faz mesmo falta! Mas parece que se debatem com algumas questões técnicas... que, convenhamos, melhoraram, e muito!, as funcionalidades de edição por telemóvel - notei diferença.
Mas queremos sempre mais, certo?
Imagem de perfil

De Sarin a 08.07.2019 às 01:48

E reparei agora... esperas por estar ao pc para o publicar? 
Estaria arrumada, lançaria postais menos de uma vez por semana... 
Deixa, adapta os textos às possibilidades e avança para o postal seguinte! 
Imagem de perfil

De Lady a 08.07.2019 às 08:48

Ora aí estão umas questões pertinentes, também demorei imenso tempo a descobrir a "área de leituras" (2 anos :S) e coloco os posts em rascunho quando escrevo no TLM para depois os editar no computador ;).
Imagem de perfil

De Sarin a 08.07.2019 às 09:08

Bateste o meu record?! E eu que me supunha maratonista, afinal não passo de campeã dos 400m... ;)


Digo-te o que disse à desArrumada: adapta o texto à formatação disponível se isso te atrasa os postais - há os que podem esperar, e há os que têm de ser lançados na maré... por exemplo, não posso reduzir a letra dos créditos da imagem? Vai no fim, a itálico! Não consigo aumentar a letra dos subtítulos ou secções? Toma lá com asteriscos! Mas guardar rascunhos... tempo perdido, perde o postal sentido e eu nunca mais sentada ao pc para formatar :))
Sem imagem de perfil

De P. P. a 08.07.2019 às 17:52

Sugestões muito assertivas!
Imagem de perfil

De Sarin a 08.07.2019 às 18:08

Obrigada, P.P.
Espero que a Equipa também assim o entenda :)
Sem imagem de perfil

De P. P. a 08.07.2019 às 21:49

Tudo é referido de forma clara, objetiva e educada. 
Como tal...
Imagem de perfil

De Happy a 09.07.2019 às 17:23

É verdade que andei muito tempo até perceber como se incluia um vídeo. Foi com tentativa-erro que lá cheguei. Depois as tags. Lembro-me que no início não punha nenhuma e depois enviei um mail ao Pedro a perguntar se as podia meter nos posts sem que toda a gente fosse de novo inundada com os meus past posts... (santa ignorância...)
E entretanto, já alguém me perguntou isso das leituras. E no outro dia alguém descobriu através de um post meu que dá para usar o corrector no fim de um post e antes de o publicar.
Portanto sim, estou contigo nessa demanda! 
Imagem de perfil

De Sarin a 09.07.2019 às 17:27

Obrigada, Happy!


Acho que devemos ajudar a melhorar o caminho para os que chegam. E também o nosso, que a Equipa está sempre a melhorar as funcionalidades e os templates.. :)) 

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg





Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D