Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



20190808_083711000_iOS.png

Maria Rocha Soares,

Tenho de lhe escrever uma carta aberta pois sei que apaga todos os comentários cujo conteúdo lhe desagrada, e o que tenho para lhe comunicar não é agradável. 

Não o é para si e, principalmente, não o é para mim. Mas há tarefas que, não sendo agradáveis, devem ainda assim ser desempenhadas, e por isso eis-me a dedicar-lhe mais tempo do que aquele de que disponho.

Não me lembro de me haver cruzado consigo até há uns tempos, mais exactamente o dia 4 de Novembro de 2018, quando a senhora aterrou no meu blogue com ímpetos vindicativos baseados num seu erro de leitura, como lhe expliquei. Mas, não satisfeita, continuou e, usando um tom passivo-agressivo, acrescentou umas inferências prenhes de considerações morais e desconsiderações por si mesma. Voltei a apontar-lhe as falhas de interpretação. A senhora ou percebeu o seu erro ou não apreciou as respostas, provavelmente ambas as causas, e, sem pedir desculpa, sem se retractar, sem um mínimo indício de arrependimento ou contrição, apagou os seus comentários, supondo talvez ser essa a forma como as pessoas inteligentes e civilizadas se comportam. Porque não é e eu não aprecio ter comentários respondidos a comentários apagados, republiquei os seus, como poderá constatar - os alertas por email servem, também, para reposição dos factos.

Perante a jactância da entrada e a cobardia da saída, desejei saber quem era tal visitante, e fui até ao seu blogue. Encontrei alguns postais interessantes, entre lamúrias aqui acolá e ainda mais além vislumbrei postais sobre poesia, rendas ou outras artes e artesanatos, vários auto-elogios e apelos à humildade, à honestidade, à tolerância... Lastimavelmente, a sua atitude anterior contrariava os belos sentimentos a que apelava, e assim lho disse. Pela moderação que fez aos meus dois comentários, um que supus perdido e outro que percebi apagado, fiquei a saber que não gosta de publicar o que lhe contraria a pose. É um direito, inquestionável. Tal como é um direito meu dizer-lhe que a hipocrisia é uma qualidade que a senhora demonstrou possuir - e não tem esta constatação qualquer juízo de valor.

Supondo ter o caso ficado por aí, ignorei o seu blogue e ignorei-lhe ocasionais comentários que encontrei noutros blogues.

O tempo passou até que, em finais de Abril, encontrei uma ligação de um blogue desconhecido para este meu blogue. 

comorespirar.jpg

Com a curiosidade natural de quem escreve e se vê referenciado, ainda para mais tendo estado ausente por alguns meses, segui a ligação. O postal estava desaparecido, o blogue era privado e a bloguista era Maria Rocha Soares. Porque há muitas marias nos Blogs do Sapo, fui confirmar se seria aquela a quem ora me dirijo... Era.

Não liguei, afinal já lhe havia transmitido o que pretendia e a senhora não havia voltado a ser rude - nem nada mais pois não mais se me dirigiu, e da minha parte não houve qualquer interesse em procurá-la. Portanto, o que tivesse sido não teria sido digno de nota.

Provavalmente, engano meu.

Ontem deparei-me com um postal no blogue Insossego,  que desconhecia, e fui ler.

20190808_201644000_iOS.png

A autora Maria Rocha Soares, de novo aquela a quem me dirijo, tecia considerações ofensivas e falsas sobre um assunto que não se passou consigo, no qual não participou e que foi esclarecido entre as partes - a bloguista que aqui assina Gaffe e a bloguista que aqui assina Vera Gomes. Duas adultas que, como não poderia deixar de ser entre pessoas inteligentes e dialogantes, se explicam e pedem desculpa quando percebem que estão erradas.

Ao contrário do que fez e faz Maria Rocha Soares: o Insossego e o seu perfil estão agora privados, tal como ficou o comorespirar e tal como desapareceu o seu outro blogue sobre rendas cujo nome naturalmente não fixei nem guardei registo (os que havia foram apagados por si). Mas ontem este seu blogue não estava privado, e hoje esteve intermitentemente disponível - o tempo suficiente para eu poder retirar as ligações que seguem.

https://insossego.blogs.sapo.pt/honesidade-virtual-135521

https://insossego.blogs.sapo.pt/honesidade-virtual-135521?thread=80737#t80737 

 

A senhora teceu e publicou considerações sobre o carácter de uma bloguista e sobre o carácter dos bloguistas que com ela interagem. Quando a bloguista Vera Gomes, que havia sido a parte mal compreendida e que nem se havia apercebido do assunto, lhe respondeu que nenhuma intenção ferina a havia movido, Maria Rocha Soares insistiu e debalde tentou que Vera anuísse que sim, que não havia sido um mero mal-entendido mas antes conspicuidade, insídia e perfídia de uma bloguista manipuladora cujos admiradores estão sempre dispostos a defendê-la.

Não sou admiradora da Gaffe. Sou admiradora e amiga. Mas não me dirijo a si para a defender - a Gaffe não precisa de quem a defenda.

Dedico-lhe esta carta aberta em defesa do meu direito de enfrentar as situações e invocando o meu direito de não ser atacada, sequer mencionada ou evocada num ataque, sem que de tal me seja dada referência. 

A senhora está, nitidamente e por vários comentários que lhe encontrei noutros blogues, a veladamente tentar conspurcar o nome de tais bloguistas, meus conhecidos e eu mesma - e, eventualmente, a tentar provocar desacatos. É um direito seu, tal como é um direito meu ignorá-la depois de a expor - denunciar o seu carácter, não, Maria Rocha Soares consegue denunciar-se muito bem, embora o seu hábito de apagar os registos dificulte a exposição e por isso também eu recorrer a esta carta aberta.

É uma pena que esta comunidade dos Blogs Sapo, que tem realmente gente dentro - gente que pretende partilhar ideias sentires artes anseios e experiências, gente que normalmente se pauta pela urbanidade até no discutir - seja aviltada por tais atitudes mesquinhas, por tais desacatos gratuitos, reiterados, e que nem sequer resultam de interacções menos amistosas em torno de uma ideia... há quem recorra ao argumento ad hominem quando os outros lhe escasseiam, mas Maria Rocha Soares nem isso pode invocar. É lamentável e é triste. Por si. Porque os desacatos em blogues serão eventualmente interessantes e, até, aconselhados, quando no debate se usam argumentos sólidos e humor - não é o caso; mas poderia ser, se tentasse. 

No entanto, se Maria Rocha Soares pretender continuar a atacar o carácter de alguém, insto-a a que não aja dissimulada nem cobardemente e que o assuma. Com todas as letras. Perfil e blogues abertos ao escrutínio, não ocultados - e sem apagar os postais e os comentários que faz, como tem sido afinal seu hábito.

Acredite que não terá grande resposta da minha parte - os ataques ao carácter costumam provir de quem não tem argumentos para discutir as ideias e eu, confesso, não tenho muita paciência para imbecilidades e presunções. 

Mas pelo menos conseguirá a atenção que procura. Não sei é se será a que deseja.

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 02:10

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



80 comentários

Sem imagem de perfil

De Isa a 09.08.2019 às 22:59

Por lhe conhecer esse modo de estar, e saber que alguém menos esclarecido sobre a personalidade da senhora pudesse acreditar num sequer fio do que a triste desfia, é que interferi. Na tal queixa, foi por arrasto. O mais grave não foi praticado por ela, embora tivesse ajudado, e o que praticou tivesse também  sido grave. 
Talvez lhe tivesse passado, convenientemente, ao lado, a opinião do MP sobre o assunto. Sabe-se lá, não é? Tanta coisa que lhe passa ao lado, quando lhe dá para se vitimizar após as verdadeiras atrocidades que profere sobre  outros - ou insultando-os da forma mais burgessa que já li, ou assegurando serem verdades absolutas aquilo que inventa ou imagina -  justificando-se com, por exemplo, o seu signo, o único responsável pelo que ela denomima de "mau feitio". 

Acontece que o agente que me assistiu na queixa, disse-me que onde cabia um, cabiam mais, de modo que foi tudo a eito. :)
Por muito escorregadia que seja, um print vale uma prova, e disso tenho um bocado valente, de modo de me dei ao trabalho e à despesa.  Hoje arrependo-me de ter desistido. Assume-se que o susto para algo servirá, mas parece que há transtornos que tornam o seu portador cego para o perigo.
  
Não me estendo mais sobre este assunto, Sarin. Não aqui, em espaço alheio, mas agradeço as suas gentis palavras. 


Despeço-me com um abraço.  


PS: Há-de reparar que existem 2 nomes mágicos, muito capazes que espoletar (mais) um ataque de raiva: Fleuma e Pedro (da Sapo). Ora os 2 juntos no blogue da Gaffe, é tiro e queda. 
(Na senhora e da senhora, naturalmente).






Fui!:))


Imagem de perfil

De Sarin a 10.08.2019 às 01:32

Obrigada, Isa.
A situação é antiga, e lamentável... e cansativa!


Sim, nos ocasionais comentários que lhe fui encontrando, o Pedro foi um dos alvos - não o sabia também chamariz...


Uma pessoa assim obcecada e ressentida não o consegue esconder no quotidiano - não terá ninguém que se aperceba das suas atitudes e sentires?!


Até breve :))

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D