Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



SE

Margarida Martins pensa que imigrantes que votam em candidatos vencedores devem voltar ao seu país.... Tem todo o direito de o pensar.

Publicou o que pensa no seu espaço pessoal numa rede social... Tem todo o direito de publicar o que quer no seu espaço pessoal.

Eliminou o que havia publicado... Tem todo o direito de eliminar o que publicou.

 

MAS

Margarida Martins ocupa um cargo público. No âmbito do qual valida atestados de residência.

Foi eleita e representa os cidadãos da sua autarquia, entre eles naturais de outros países residentes em Portugal.

Por algum motivo que não divulgou, eliminou o que publicou mas não retirou o que publicou.

 

PORTANTO

Margarida Martins não se envergonhou por ter publicado um postal que contradiz a matriz democrata que clama ser sua.

Não se envergonhou por ignorar parte dos cidadãos perante quem tem de prestar contas enquanto autarca, já não falando dos seus concidadãos que residem por esse mundo.

Não se envergonhou por ter desprezado elementares regras de urbanidade, como pedir desculpa quando e onde se falha mesmo que incipiente se sinta a responsabilidade ou a gravidade.

 

 AFINAL

Como coube uma tão grande falta de vergonha num postal em tudo tão pequenino?!

 

ENFIM 

Não é a primeira vez que pessoas com responsabilidades públicas falam e publicam irreflectidamente, quantas  vezes para satisfazer a tão na moda urgência em partilhar com o mundo.

Mas há irreflexões mais graves que outras, e tanto os gestores da coisa pública como os cidadãos têm o dever de analisar calma mas amplamente o que dizem e escrevem publicamente, assumindo a responsabilidade de exercerem o direito e usufruirem da liberdade de expressão. No caso, as responsabilidades que são políticas.

 

Já é tempo de sermos responsáveis e exigirmos responsabilidade efectiva a quem formalmente a damos. 

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

lançado às 03:34

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



25 comentários

Imagem de perfil

De HD a 31.10.2018 às 17:25

Mais uma infeliz que gosta de dar uns tirinhos nos pés... :-s
Imagem de perfil

De Sarin a 31.10.2018 às 17:28

Essa é outra: disparar tiros em público quando se diz contra a proliferação das armas!
Imagem de perfil

De HD a 31.10.2018 às 17:29

Há demasiados cartuchos (ainda perdidos...) para gastar!
Imagem de perfil

De Sarin a 31.10.2018 às 17:35

Talvez seja isso... mas como eu sou contra a proliferação de armas, não gosto de ver acontecer!
Imagem de perfil

De HD a 31.10.2018 às 17:36

Já somos 2 :-)
Imagem de perfil

De HD a 31.10.2018 às 17:44


Bom feriado!*
Imagem de perfil

De Sarin a 31.10.2018 às 18:17

Para ti também, e atenção ao pão-por-Deus
Imagem de perfil

De Charlie a 31.10.2018 às 20:45

Todos temos o direito de publicar o que pensamos no nosso espaço pessoal numa rede social... mas mensagem racistas/xenófobas - como é o caso - não. Muito menos por quem está ali como representante dos seus eleitores e que deve defender o direito de equidade pela positiva. Isto de alguém que é presidente da junta com maior número de emigrantes do país. Cancelar o visto de residência a quem votou no candidato que não se gosta é a postura típica de quem a democracia é uma coisa maravilhosa, desde que dê o resultado que querem. Não sei se é impreparação para o cargo ou pura hipocrisia. Basicamente é mais uma de esquerda que tem dentro de si um Bolsonaro...

Guida gorda como é conhecida na noite lisboeta, tem um histórico de falta de ética e moral vergonhoso. Não sei como é que um partido a escolhe para sua representante (quero dizer, sei, mas não vale a pena comentar)
Imagem de perfil

De Charlie a 31.10.2018 às 20:48

O carácter da personagem há muito que é conhecido...
Imagem de perfil

De Sarin a 31.10.2018 às 23:09

E ainda assim está onde está a fazer o que fez... somos um país de felizes cidadãos a quem falta uma boa dose de cultura cívica. De civismo também, mas pelo menos sem ele sempre podemos escrever "porra, como é possível!"
Imagem de perfil

De Sarin a 01.11.2018 às 23:39

https://www.google.pt/amp/s/www.dn.pt/poder/interior/amp/brasileiros-que-votaram-bolsonaro-devem-voltar-ao-brasil-margarida-martins-retira-post-polemico-10104850.html



Veja esta duplicidade do Presidente da Associação Brasileira de Portugal, representante da comunidade: Margarida Martins usou uma página pessoal mas ninguém lhe "deu autoridade para falar sobre os brasileiros" (?) e "deve deixar o seu lugar na junta"; já o representante da comunidade declarou-se apoiante de Bolsonaro (equivalente a um PR em funções apelar ao voto num determinado partido) mas sobre ele não há problema porque "foi uma posição pessoal, não vincula a Associação".

Além da dualidade de critérios, eis a pérola sobre ter ou não ter autoridade para falar sobre brasileiros - quero dizer, ou bem que aceitam que falou como cidadã e aí não tem autoridade mas também não tem qualquer responsabilidade pública, ou bem que não aceitam que se possa separar a cidadã da gestora pública e aí é responsável e responsabilizácel mas como presidente de uma junta com residentes de 92 nacionalidades tem autoridade sobre o tema "falar de brasileiros". Como vê, dualidade e exageros e irreflexões é à esquerda e à direita, não são exclusivos de um ou outro quadrante mas apenas dos indivíduos e da sua formação cívica, social, pessoal.
Imagem de perfil

De Sarin a 31.10.2018 às 22:55

Discordo veementemente do postal que Margarida Martins publicou.
Mas não acho que seja racismo - racismo seria apelar à expulsão de todos os brasileiros. Considero intolerância - apelo à ida dos que não comungam da sua opinião. Uma intolerância nada democrática, para mais...

Por outro lado, Margarida Martins nunca disse que iria cancelar ou promover o cancelamento de vistos ou autorizações de residência - e essa é uma interpretação que pode ser considerada abusiva, Pedro... "os brasileiros devem voltar" incita os brasileiros - e é muito distinto de "os beasileiros têm de voltar" ou de "os portugueses devem mandar embora" que, estes sim, incitariam à, ou sugeririam a, cassação de vistos.

O postal é uma crítica profunda às Margaridas Martins mas também à facilidade (por vezes leviandade) com que se propalam algumas opiniões/leituras - como se fossem factos. Devemos exigir responsabilidade política mas devemos ser precisos nessa exigência. Por muito que me apeteça crucificá-la, apenas a posso responsabilizar pelo que disse e não pelo que alguns interpretaram. Margarida Martins não apelou à cassação de vistos. E apesar de uma intolerância ser sempre intolerância, é importante não as misturarmos sob pena de perderem significado pela banalização ;)
Imagem de perfil

De Charlie a 31.10.2018 às 23:59

Não é leitura minha, a frase: " Deveríamos cancelar o visto de residência a quem votou no candidato (...)" foi uma resposta nos comentários do mesmo post da personagem que podia ser lido e que foi mencionado na impressa escrita (JN). Posso presumir que não tenha visto "in loco" o post - infelizmente não há direito de verificação, pois apagou o post ( vai-se lá saber porquê)

Parcial ou na totalidade colocar outro credo, raça ou ideal político na linha diferente de nós próprios é racismo/xenofobia, há quem lhe goste de chamar preconceito.

Guida gorda, preside à freguesia com o maior número de emigrantes do país (segundo dados da própria freguesia tem cerca de 32000 habitantes sendo 11 mil estrangeiros dos quais cerca de 1800 brasileiros, logo conhece a realidade, por isso fica ainda pior na fotografia com o que escreveu no facebook... e não é a primeira pérola que faz como presidente da freguesia, para além do seu longo historial de falta de ética e moral... nada de novo nela.

Mais uma de esquerda que se calhar tem um Bolsonaro reprimido dentro dela...
Imagem de perfil

De Sarin a 01.11.2018 às 02:12

Retiro assim a afirmação anterior sobre leitura errada - no que vi (apenas o postal, fotografado) não está patente tal afirmação nem nada permite tal leitura.

Xenofobia é o medo ou desprezo pelo estranho ao meio de quem olha, de quem avalia - normalmente culturas ou etnias distintas.
No caso, foram brasileiros - mas não por serem brasileiros e sim pelas opções políticas. Só seria/será xenofobia se a nacionalidade tiver contribuído para tal vontade de afastamento - mas MM nada disse sobre os que não votaram Bolsonaro, a esses não pensou negar residência, portanto a inferência de xenofobia vem de onde? Recorda-me isto aqueles membros ou defensores de minorias que, estando tão embrenhados na defesa das mesmas, se esquecem que alguns ataques a membros de minorias nada têm a ver com as características da minoria a que pertencem mas com as características individuais do visado: "não fui promovida porque sou mulher - não, não foste promovida porque não te esforçaste", "expulsou a utente do autocarro por ser cigana - a utente foi expulsa por ter provocado desacatos", "estão a rir-se de ti por seres gay e teres maneirismos - não, estão a rir-se porque imitei uma estupidez que vi a um fulano"... ... ...

Sobre a falta de ética, desconheço-lhe o histórico mas não alinho em acusações informais, cf já li algumas.

Ética é uma coisa, crime é outra - até pode haver ética entre ladrões :)
Imagem de perfil

De Charlie a 01.11.2018 às 12:19

Não vou entrar em filosofia num caso destes... chame o que quiser, o acto em si é hediondo.

Em relação à falta de ética e moral e crime - que também já praticou - recomendo o post que escrevi acerca da matéria em questão, para assim perceber o contexto.

https://itugga.blogs.sapo.pt/a-hipocrisia-da-gorda-do-fragil-67823

Se preferir nada como fazer uma investigação própria.

O que me choca é o ps, que está constantemente a pedir a cabeça de elementos de outras bancadas parlamentares - não é único - se sujeitar a tal personalidade..
Imagem de perfil

De Sarin a 01.11.2018 às 12:34

Não é filosofia, Pedro, é clarificar conceitos - o mau uso leva à banalização e esta facilita a assimilação, de tal forma que quando a coisa surge a sério já não choca...


Li o seu postal e comentários noutros, talvez na diagonal (como disse antes, a disponibilidade tem sido escassa) mas a ideia com que fiquei é que terão sido suspeitas nunca esclarecidas nem sequer levadas à justiça, e se assim for não comento nem ecôo.

Isso já não me choca, no PS ou noutros; o que me choca é tanta indignação "social" e continuarmos a ver votos nos mesmos sem que as plataformas civis sejam interventivas - activistas de sofá, portanto.
Imagem de perfil

De Charlie a 01.11.2018 às 12:57

A personagem foi a tribunal e condenada - pena suspensa - em alguns casos a pagar indemnizações, não são suspeitas...
Imagem de perfil

De Charlie a 01.11.2018 às 17:33

A primeira não consigo ler, deve ser por não ser assinante do publico.

A segunda devia investigar mais e veria que esse caso (2008) foi uma reportagem a colocar em causa Margarida Martins na Abraço que não se deu como provado. O caso a que me refiro aconteceu em 2012/13 e levou à saída da senhora da Abraço - um quadro que tinha sido oferecido à instituição e que estava em casa dela, mais um défice duvidoso da instituição (o segundo) - o primeiro foi em 2005/6 se não me engano e com outro presidente.

Entre outras troplias...

Estando apenas com o telemóvel é difícil a busca envio mais tarde os links correspondentes.
Imagem de perfil

De Sarin a 01.11.2018 às 18:21

Não sou assinante do Público, não será esse o problema.

Ambas as ligações levam a notícias que se referem, princípio e fim, à questão dos bens imobiliários e das irregularidades na gestão de 240 000€ doados, levantada pelo extinto Euronotícias. Um mesmo processo, difamação na praça pública e condenação no Supremo.
Margarida Martins foi presidente da Abraço durante 21 anos.
Pesquisei por "margarida martins e...": "desvio", "fraude", "gestão dolosa", "abuso", "usurpação", "tribunal" e "indemnização". Com estas últimas surgiram as que lhe aprsentei e uma sobre um processo movido por Miguel Sousa Tavares devido a emails com pdf de livros do autor.
Já blogues a aventarem acusações, surgiram vários.

Também usei o telemóvel e, como disse, encontrei vários blogues a falar de muita coisa; notícias, muito poucas e de entre as quais destaco as das ligações por serem princípio e fim.

Agradeço então o envio das ligações que o Pedro refere; estou curiosa sobre o tema, face ao que lhe li e porque não o tenho por mal informado.

Bom resto de feriado (não me esqueci do postal em falta; mas tem que ser ao pc, no telemóvel é impossível)
Imagem de perfil

De Charlie a 01.11.2018 às 00:05

Um pedido de desculpas na sua página do facebook à comunidade brasileira também ficava bem. Mas a senhora acha que não é necessário...
Imagem de perfil

De Sarin a 01.11.2018 às 02:14

Como digo no postal, a falta de vergonha e de assumpção de responsabilidades até nisso... não é ficar bem, é o mínimo exigível.
Imagem de perfil

De Sarin a 02.11.2018 às 08:23

Viste? Publicação imediata

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D