Imagem do blog - Gaffe
cabeçalho sobre foto de Erika Zolli
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Boris Johnson prometeu encontrar um acordo para o Brexit sem comprometer o Acordo da Sexta-Feira Santa, garantindo assim sair da UE sem criar fronteiras físicas entre as Irlandas.
E cumpriu. Pegou no acordo conseguido por Theresa May que ele mesmo havia contestado e eliminou-lhe a união aduaneira do Reino Unido com a UE, garantindo a Londres liberdade para negociar os acordos comerciais que entender.
O problema é que Boris tirou a fronteira da Ilha da Irlanda e colocou-a ali mesmo ao lado, no mar que também se chama da Irlanda. Que é como quem diz, tirou as fronteiras da soleira e colocou-as dentro de casa. Porque, com a proposta de Johnson, a Irlanda do Norte fica sujeita às regras da União Europeia mas integrada no espaço aduaneiro do Reino Unido, que será o único responsável pelos controlos alfandegários. Confuso? É.
E os nacionalistas irlandeses, até aqui apoiantes de Johnson, não estão confortáveis com a solução encontrada... um reino, dois sistemas?
O Parlamento Britânico terá ainda de aprovar este acordo. Se conseguir.
Entretanto na União Europeia Comissão e Conselho aplaudem aprovam aplaudem e já só esperam que o divórcio se consuma sem nos consumir de cansaço ou de outra coisa qualquer.
imagem: Estudo Prático
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.