Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



D89458C9-C1B9-4EA3-BD72-FA2EF1E09688.jpeg

De passagem, vi qualquer coisa como "gripe hemofílica" no Jornal da Noite, na SIC.

Fiquei a matutar, pensei ter visto mal, fui às gravações: vi bem, estava escrito gripe hemofílica.

Conheço a Haemophilus influenzae, uma bactéria oportunista e antipática que durante décadas supuseram ser causa da gripe. Também conheço a febre hemorrágica, associada a alguns dos vírus mais letais que se têm cruzado com a humanidade nos últimos anos, como o de Marburg, o de Ébola e o da dengue. Mas da gripe hemofílica nunca ouvira antes falar. Já pesquisei na internet, revirei canhenhos e enciclopédias, mas nada, a minha busca tem sido inglória. Numa primeiríssima impressão, soou-me a tal gripe hemofílica a uma tradução feita por quem pouco ou nada saberia do assunto, uma tradução de uma notícia onde flutuaria a Haemophilus influenzae - mas como a minha relação com a gripe não me exige conhecer-lhe os nomes e as pesquisas foram infrutíferas, não o posso nem confirmar nem refutar.

Se alguém puder esclarecer, agradeço.

 

Estou curiosa, e talvez me acompanhem na curiosidade se vos disser, ou recordar, que a tal notícia, propalada em Julho na CNN e noutras cadeias noticiosas norte-americanas, se referia a 54 óbitos verificados em lares para idosos no Maryland, a poucos quilómetros de um bio-laboratório militar. Os pacientes terão tido estranhos sintomas, semelhantes aos da covid-19, e a causa da morte atribuída terá sido, segundo a SIC, a tal gripe hemofílica.

Parece teoria da conspiração, mas não é: a história foi recuperada porque o Control Disease Center (CDC) quer investigar muito bem todas as mortes por gripe, pneumonia e afins ocorridas desde essa data. Atitude alinhada com a posição assumida pela Organização Mundial de Saúde, pois vão surgindo fortes indícios de que o SARS-CoV-2 já se anda a passear pela Europa desde Outubro - e é possível que o périplo tenha começado mais cedo. Para que possamos enfrentar a esperada mas não desejada segunda vaga, a OMS apelou para que todos os países intensifiquem o apuramento do paciente zero.

 

Espero que os treinadores de bancada e outras alminhas que tais, perante estas e outras informações, ganhem um pouco de calma. Vergonha talvez já lhes seja tarde.

 

Imagem: notícias ao minuto

[Cuidemos de todos cuidando de nós: Etiqueta respiratória. Higiene. Distância física. Calma. Senso. Civismo.]
[há dias de muita inspiração. outros que não. nada como espreitar também os postais anteriores]

Autoria e outros dados (tags, etc)

Onde ideias-desabafos podem nascer e morrer. Ou apenas ganhar bolor.


Obrigada por estar aqui.



12 comentários

Imagem de perfil

De imsilva a 08.05.2020 às 10:23

Só quero que investiguem,  investiguem, investiguem,  e depois tornem a investigar todo e qualquer rasto que possa levar ajudar a debelar esta treta que nos está a dar cabo da sanidade mental, e a pôr a vida de pernas para o ar, sem sabermos já onde esta o norte desta porra toda. Tanta sapiência no mundo, e afinal uma coisa que nem se vê, derruba-nos com esta facilidade, e transforma um planeta inteiro em ovelhinhas perdidas. Investiguem tudo, tudo, tudo. Nós agradecemos. Fica bem, que como vês eu já não sei como fico. Um beijinho. 
Imagem de perfil

De Sarin a 08.05.2020 às 11:52

Transforma o planeta, não, transforma os humanos - o planeta continuou a girar tal e qual :))
Sim, que investiguem.
E que os que falam sem bases para o fazer ganhem juízo, que para desconhecimento basta-nos o do vírus.
Beijos, continua como estás que ainda não estás mal :)))))
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 08.05.2020 às 11:05

Precisamos de certezas ...que investiguem muito
Mas sem teorias da conspiração.


Beijinhos Sara
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Sarin a 08.05.2020 às 11:55

E sem acusações de parte a parte, manobras políticas, pelo mercado ou pelo preconceito... há de tudo :(


Investigam, sim, e esperemos que as respostas não tardem!
Beijos, Luísa, tem um bom dia :**
Imagem de perfil

De /i. a 08.05.2020 às 13:34

Gripe hemofílica? Por acaso tinha visto essa notícia do lar precisamente na CNN.  A tv está ligada mas eu já não aguento ouvir tanta parvoíce repetida em loop...
E em Portugal já anda cá há muito tempo. Conheço pessoas que tiveram doentes novembro, dezembro com  gripes muito esquisitas. Há gente que esteve doente com o sars-cov-2 e nem sabia.
(Eu em Fev. Andei uma semana e tal com sintomas muito esquisitos. Curei-me com os tais ben-u-ron e aqueles para a gripe. Não gosto de ir ao médico. Mas andava extremamente cansada, dores de cabeça nada habituais e incapacitantes que nem abrir os olhos conseguia. Tinha tosse, algo normal pois tenho sempre muito. Não liguei. Custou a passar mas fiquei bem.




Imagem de perfil

De Sarin a 08.05.2020 às 15:50

Ainda nos pais, por isso tanta TV :)) Que não vejo, mas levo com ela às refeições e aqui e ali quando de passagem...
A gripe pode ter vários sintomas - as estirpes de vírus não são sempre as mesmas e podem ser concomitantes. Portanto, pela estranheza dos sintomas o que deves fazer é expor a situação ao médico e fazer o teste serológico - só este te dirá se estiveste ou não em contacto com o SARS-CoV-2. Falo a sério, /i., expõe a situação ao teu médico - é importante para ti, para a eventual contabilização da imunidade de grupo e para o rastreio do paciente zero.
Até porque detectaram já 150 mutações no raio do vírus - só nas cadeias de transmissão portuguesas. E sendo cada vez mais certo de que a evolução foi natural, convém perceber onde e como ganhou ele tais mutações mais agressivas, porque se andou a passear sem fazer estragos, então afinal poderá ter tido um estado de latência, uma posterior agressividade e agora estar de novo a perdê-la (parece que as mutações detectadas são neste sentido, o que significa que o vírus se começa a adaptar a nós). Ou então pode haver várias estirpes.. mau! :))
Ainda bem que estás bem. E, oxalá, imunizada ;)
Imagem de perfil

De cheia a 08.05.2020 às 23:02

Parece que o mundo está unido nesta batalha, mesmo que a Rússia e os Americanos não tenham alinhado na iniciativa da Comissão Europeia, para a angariação de milhões de euros.
Bom fim-de-semana 
Imagem de perfil

De Sarin a 08.05.2020 às 23:07

A Rússia de Putin e os EUA destes Republicanos têm o mau-hábito de gostar de estar do lado do problema em vez do da solução... veremos como será, mas desconfio que haverá reconfiguração das alianças políticas e que novos tratados emergirão desta situação global.
Bom fim-de-semana, caro José.
Sem imagem de perfil

De Leonor D. a 08.05.2020 às 23:09

Medo... 
Imagem de perfil

De Sarin a 08.05.2020 às 23:14

Olá, Leonor D. :)

Convém aplicar filtros a tudo o que se lê, porque da desinformação e da opinião passada como informação, sim, disso é que há que ter muito medo... :)) Já se é por causa do vírus, não há que ter medo, antes muita cautela - os vírus andavam pelo planeta antes de as espécies que nos antecederam se equilibrarem em duas patas ;)
Imagem de perfil

De ó menina a 09.05.2020 às 13:52

O importante é que se investigue e que a desinformação não tome conta da vida das pessoas. Espero que com o início do 'desconfinamento' os meios de comunicação voltem a trilhos mais correctos do aqueles que nos têm oferecido nos últimos tempos.
Imagem de perfil

De Sarin a 09.05.2020 às 16:50

A informação já acelerava por caminhos de cabras muito antes da covid, desconfio que não voltará à auto-estrada sem uma purga viral. Espreita este e este postais da minha lavra, se tiveres tempo e paciência. Este tempo adicionou sermõezinhos e apagou tudo o resto do panorama. Vá lá, que os esperei mais histriónicos em Março.

[a palavra a quem a quer]




logo.jpg




e uma viagem diferente


Petição 102756



Localizar no burgo

  Pesquisar no Blog



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Cave do Tombo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D